Uma calcinha que caiu do bolso do paletó de um deputado no plenário da Câmara virou notícia nacional. "É branca e vermelha", escreveu o repórter Márcio Falcão na Folha de S.Paulo. "É azul e vermelha com babadinhos nas laterais", relatou a jornalista Maria Lima, em O Globo. Um segurança da Câmara disse parecia coisa de "torcedor do Bangu, listada de vermelho e branco". Todos concordam num ponto: o modelo é grande, mais pra calçola do que pra calcinha.
O caso aconteceu há pouco mais de duas semanas. Estava sob sigilo, mas veio à tona em meio a conversas de seguranças, assessores, deputados e jornalistas. Foi no dia da votação do projeto que tipifica crimes cibernético. O dono seria do "baixo clero", como são chamados os deputados de pouca expressão nacional. Ao pegar o celular, ele deixou a calcinha cair e nem percebeu.
Um segurança, viu, se aproximou, e meteu discretamente uma bicuda, mandando a calcinha atrás de uma lixeira. Um assessor do presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), foi avisado. Recolheu a peça, pôs em um envelope e teria entregue ao departamento de achados e perdidos. Lá dizem que nunca chegou. Outra versão é de que a calcinha teria sido incinerada, pra não comprometer o dono.
Questionado pelo repórter da Folha, Marco Maia despistou:
– "Eu não sei se foi um deputado quem perdeu. Deve ser sacanagem que fizeram com alguém".
Ao ver Arnon Bezerra (PTB-CE), o gaúcho perguntou se a peça seria dele.
– "Deve ser algum fã do Wando que circulou por aqui", respondeu o cearense, lembrando o cantor, recém falecido, que colecionava calcinhas de fãs.
Tiririca (PR-SP) confirmou à reportagem de O Globo ter visto a polêmica lingerie:
– "Eu estava no cafezinho e dois colegas me chamaram para me mostrar a calcinha. Não tenho ideia de como se deu esse acidente. O que sei é que sumiram com ela. A gente tem uma desconfiança de quem é o dono, mas não podemos entregar o colega."
Com a maioria dos deputados de volta aos seus estados nestas quinta e sexta-feiras, o assunto deve render inquéritos domésticos.
Em meio à CPI do Cachoeira e ao episódio Lula versus Gilmar Mendes, só falta as mulheres dos parlamentares lançarem um movimento nacional pedindo a abertura da CPI da Calcinha pra descobrir o adorador do fetiche. Pensa...
LEIA a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •