Campo Grande Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação e Carreira Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 13:43 - A | A

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024, 13h:43 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Entenda como a mentoria para concursos pode ajudar a alcançar a tão sonhada vaga

Por Débora Ramos

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Com certames cada vez mais concorridos, o auxílio de um profissional pode fazer toda a diferença

fpphotobank / iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

O “ENEM dos concursos” reacendeu o desejo de muitos brasileiros de ingressar no serviço público. A prova disso está nos números: mais de 2,6 milhões de inscritos para as 6440 vagas, sendo a maioria para cargos que exigem ensino superior. Trata-se do maior número de pessoas inscritas para um mesmo certame na história do país.

Contudo, é sabido que, tanto para este como para qualquer outro concurso, a concorrência é grande e passar demanda bastante estudo. Muitos candidatos dedicam-se exclusivamente aos estudos, deixando até mesmo o trabalho de lado. Esse nível de dedicação é, não obstante, inócuo se não seguir um planejamento que abranja um roteiro de matérias adequado, com os materiais adequados e que seja capaz de manter a motivação.

Além disso, é comum que alguns tropeços apareçam pelo caminho, como dias onde o estudo parece não render, cobranças, desclassificações e a sensação de estar sempre atrás de alguém. Por essa razão, muitas pessoas recorrem à mentoria voltada para concursos. Um profissional capacitado pode auxiliar o candidato a manter a constância e a orientação em meio às dificuldades.

O tutor é responsável por orientar o candidato de maneira individualizada, dando o suporte educacional e até mesmo psicológico. Geralmente o mentor é especializado em algum tipo de concurso como, por exemplo, da área judiciária, tributária, administrativa. Sua expertise costuma vir da sua própria experiência, seja por já ter passado em concursos anteriores ou por ter lecionado certas matérias por muito tempo.

Devido a essa experiência, o mentor sabe exatamente o “caminho das pedras” para muitos concursos, das mais variadas bancas. Sendo assim, é capaz de montar um roteiro específico para o candidato, abordando suas maiores dificuldades e acompanhando o seu desempenho. Com foco no objetivo, feedbacks reais e auxílio nos momentos difíceis, a mentoria pode ser o diferencial para passar no concurso dos sonhos, como o Concurso Nacional Unificado, o CNU.

A mentoria é especialmente eficaz para aqueles candidatos novos no mundo dos concursos e que possam estar se sentindo um pouco perdidos com todas as matérias exigidas pelos editais. Pode ser também interessante para quem estuda bastante, mas que estagnou em algum momento da sua evolução, como quando não aumenta sua taxa de acertos, por exemplo.

É importante ainda ressaltar que a mentoria se difere do coaching em alguns pontos importantes: a mentoria é focada nas técnicas e na autonomia do candidato, enquanto o coaching consiste numa rota única, que não permite desvios. Logo, a mentoria deixa o processo mais leve e ajuda o candidato a dividir esse fardo com alguém experiente e capaz de levá-lo mais longe.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS