Campo Grande/MS, Segunda-Feira, 23 de Maio de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 15 de Janeiro de 2022, 12h:23
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Concursos 2022: veja dicas de como se preparar para os estudos

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Estudar para concurso não é nada fácil, mas estabelecer alguns cronogramas pode fazer você ter melhor desempenho nas provas

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

Na jornada de preparação para os concursos públicos, há muitas armadilhas que podem atrapalhar o concurseiro na hora da prova. Apesar disso, existem técnicas de estudo que são muito utilizadas por aprovados que podem ser benéficas para o iniciante em concursos públicos. Salário, número de vagas… Diversas áreas atraem atenção – basta você saber escolher a que mais se encaixa com a sua carreira.

Segundo especialistas, o primeiro passo é identificar qual área você quer prestar o concurso, assim conseguirá direcionar os seus estudos, sabendo quais assuntos serão mais abordados. Caso queira prestar um concurso no Banco Central, estudar conteúdos voltados para a área administrativa pode ajudar no momento da prova. É importante ressaltar que, por mais chato que seja, ler o edital e saber o que irá cair é imprescindível.

O concurseiro deve estar atento a tudo que está em torno de fazer uma prova. Listamos aqui algumas dicas para você se preparar melhor para os concursos.


1 - Tenha um planejamento de estudos
Realizar um cronograma de estudos é o maior aliado do concurseiro, pois estudar sem planejamento pode acarretar em perda de disciplina, se tornando uma das maiores armadilhas na preparação. Crie uma planilha no papel, ou no computador, com as horas disponíveis para os estudos; o importante é estabelecer uma rotina e distribuir as matérias de acordo com a dificuldade.


2 - Faça a revisão do conteúdo
Investir em material de qualidade é muito importante na preparação; no entanto, é essencial que seja feita a revisão do conteúdo aprendido. Uma forma eficiente de estudar é escolher um bom material e, a partir dele, montar um resumo do que é mais importante e revisá-lo um pouco antes das provas.


3 - Realize questões de provas anteriores
Responder às questões possui várias funções na preparação de provas, pois é feita para compreender melhor o conteúdo, acompanhar a evolução dos seus estudos em cada disciplina e treinar em condições reais de prova. Treinar fazendo questões é um bom método, e o ideal é realizar simulados semanais ou mensais, pois você estará absorvendo técnicas para resolver com mais rapidez.


4 - Estude a legislação e os termos jurídicos
Conhecer a legislação e todos os meandros da jurisprudência dos tribunais é extremamente importante em concursos públicos. O concurso para analista do MP SE é um estilo de prova para o setor jurídico; portanto, conhecer a legislação é necessário para realizar a prova, não só pelo conteúdo, como para saber se o concurso está de acordo com todas as normas propostas.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix