Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cultura Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022, 12:34 - A | A

Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2022, 12h:34 - A | A

Coluna Cultura

Das linhas da quadra para as telinhas da TV

Por Luisa Pereira

Da coluna Cultura
Artigo de responsabilidade do autor

Se ver séries é seu tipo de esporte, conheça algumas que irão te inspirar

iStock

ColunaCultura

Quem foi que disse que o esporte deve ficar restrito a campos, pistas e quadras? As mais diversas modalidades esportivas, que despertam em nós tantas paixões e alegrias, já migraram para as plataformas de streaming. São diversas séries com histórias reais e também ficcionais para curtir quando não tiver nenhum jogo rolando. Afinal, esporte também é cultura. Vamos conhecer algumas delas?

Ted Lasso é uma série da Apple TV+, ganhadora do Emmy de 2021 – a premiação da televisão norte-americana –, que conta a história de um treinador de futebol americano que é contratado para treinar um time de futebol na Inglaterra, país de origem do esporte, mesmo sem ter experiência alguma com a bola nos pés. A série, que já tem duas temporadas, retrata questões profundas como relacionamentos, dramas e crises, enquanto apresenta o jeito simpático e otimista de Lasso, além da forma com que ele lida com todas as dificuldades de gerir um time de um esporte que ele não domina em um país estrangeiro. Mais que uma série sobre esportes, é uma série sobre superação e esperança.

O Arremesso Final, ou “The Last Dance” no original, é uma série documental da Netflix sobre os bastidores da temporada supervencedora de 1997-98 do Chicago Bulls, aquele timaço formado por Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman e companhia. Com uma grande imersão nos períodos de formação de cada atleta e ascensão dentro do clube, a série ainda mostra cenas de vestiário, coletivas de imprensa e muitos dos conflitos existentes entre dirigentes, técnicos e jogadores. Uma jornada incrível e imperdível!

E como tudo no esporte não é sempre vencer, é preciso também saber perder. É sobre isso que trata a série Losers, da Netflix. Em oito episódios que retratam histórias reais, somos apresentados a atletas que tiveram de lidar com grandes momentos de derrota em suas carreiras e conseguiram, de alguma forma, dar a volta por cima. Um olhar detalhado sobre a sociedade do sucesso e do vencer é o que você terá aqui, exaltando também que o importante é o esforço e a competição em si.

E para encerrar, nada melhor do que maratonar uma série sobre a amarelinha. Tudo ou Nada é uma série original da Amazon Prime que traz os bastidores da conquista da Copa América de 2019 pela Seleção Brasileira. Tite e seus comandados estrelam a caminhada rumo à taça erguida no Maracanã, permeada por lesões e escândalos, mas também repleta de esforço e momentos marcantes. As câmeras ainda registram cenas da concentração dentro da granja Comary, depoimentos e conversas da comissão técnica. Fã ou não da seleção brasileira, vale a pena conferir!

Se sentiu inspirado? Depois de ver tanto esporte, chegou a hora de praticar. Afinal, não dá só para ficar maratonando no sofá e não se mexer, não é mesmo? Então, que tal colocar um Nike Air Max 90 nos pés e começar a sua própria caminhada?

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS