Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Segunda-feira, 31 de Julho de 2023, 11:52 - A | A

Segunda-feira, 31 de Julho de 2023, 11h:52 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Reforma na sala de estar: dicas para deixar o ambiente bem decorado

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Com planejamento financeiro e atenção aos detalhes, é possível transformar a sala de estar em um ambiente acolhedor e harmonioso

iStock

ColunaCasaEDecoração

Um dos locais mais movimentados da casa, a sala de estar é o cômodo feito para diversas finalidades. Além de ser a porta de entrada de muitas residências, ele é utilizado para receber visitas, relaxar e aproveitar momentos sozinho ou com a família. Devido à frequência com que os moradores passam nesse ambiente, é natural que ele seja um dos primeiros cômodos a passar por reformas e a receber modificações na decoração.

Assim como os demais cômodos da casa, antes de começar a reformar a sala de estar, é preciso planejamento financeiro e decorativo. É fundamental colocar na ponta do lápis qual o orçamento disponível e quais elementos desejam ser trocados ou adaptados.

Para quem possui pouco orçamento, é possível dar uma nova cara ao local com pequenas modificações. Entre elas, está a possibilidade de pendurar novos quadros, colocar plantas, abajures e cortinas. Pequenos objetos decorativos garantem a sensação de novidade ao local.

As reformas mais completas exigem maior preparo. Antes de começar o quebra-quebra, é preciso analisar a funcionalidade do espaço para a família. Se o cômodo é comumente utilizado para receber visitas, é preciso pensar na possibilidade de equipar a sala de estar com sofás e assentos para todos. Para opções mais intimistas, onde o local é utilizado para relaxamento apenas dos moradores, é aconselhável optar por cores claras na reforma e itens decorativos mais discretos.

Independentemente da finalidade do cômodo, os móveis atuais, assim como itens decorativos, podem ganhar nova roupagem ou finalidade dentro da própria sala. Esse tipo de reaproveitamento garante ainda mais economia para a reforma.

Salas de estar pequenas exigem mais atenção aos detalhes. Por possuírem pouco espaço, a escolha de cores e estilo de móveis precisa ser pensada com cautela. Na hora da pintura, cores neutras como o bege e o branco funcionam para locais menores e para moradores que desejam transmitir a sensação de conforto ao local. Para permitir maior amplitude e sensação de sala maior, a dica é apostar na decoração com espelhos.

Para garantir que o ambiente fique bem decorado, a dica é investir em quadros de diferentes texturas e demais itens decorativos que combinem com a personalidade dos moradores. Além disso, é possível acrescentar pontos de cor com itens decorativos coloridos, como capas de almofadas, vasos de flores e tapetes.

Assim como a escolha do acabamento e das cores das paredes, o piso é um fator determinante para garantir que o ambiente da sala de estar seja bem decorado. Por isso, optar pelo porcelanato em cores mais tradicionais e versáteis, como branco, bege ou ocre, garante que os moradores tenham diversas possibilidades em decorar o ambiente.

Por fim, vale a pena explorar a iluminação natural do local, possibilitando que a luminosidade entre pela janela durante o dia. Além de garantir que o ambiente fique mais iluminado e aconchegante, manter as janelas do local abertas pela manhã possibilita que a sala de estar fique sempre fresca e bem ventilada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS