Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 14:45 - A | A

Domingo, 08 de Janeiro de 2023, 14h:45 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Quais são as técnicas básicas de cozinha?

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

O uso de equipamentos corretos e conhecimentos básicos ajudam no preparo de alimentos

iStock

ColunaCasaEDecoração

Para cozinhar em casa, além de ter os equipamentos adequados, é preciso que se saiba as principais técnicas para que não fique boiando quando lê uma nova receita. É fundamental que se conheça as técnicas básicas e use o equipamento correto para que o preparo de alimentos flua da melhor maneira possível.


A cozinha deve estar preparada para cozinhar, ou seja, é preciso ter os equipamentos necessários. Há uma série de utensílios que são essenciais ou facilitam o preparo de alimentos, como tábuas de cortes, ralador, espátula, fouet, tesoura de cozinha, copos e colheres de medida, balança e termômetro.


Equipamentos de cocção e refrigeração são fundamentais em uma cozinha, além de equipamentos de preparação como liquidificador e batedeira. É preciso também sempre checar o gás. O ideal é ter o contato sempre à mão de uma distribuidora de gás, assim não precisará interromper o preparo de alimentos.


A faca chef é um dos itens mais utilizados na cozinha. Ela deve ter uma lâmina afiada para facilitar o corte. É útil ter outras facas que são especializadas para outros tipos de alimentos. A faca para pão é serrilhada e consegue cortar sem amassá-lo. Já a faca para tomate tem microsserrilhas que cortam esse tipo de alimento com maior precisão.


Já a faca para queijos possui furos para que o queijo não fique nela grudado. O cutelo, por sua vez, corta melhor as carnes. Como é mais espessa e pesada, tem facilidade para a quebra de ossos. Uma faca pequena é ideal para descascar alho e alimentos de menor tamanho. A faca correta ajuda bastante na cozinha e acelera o preparo.


Quanto às técnicas, é importante aprender o básico delas. Conservar significa colocar um alimento cru em um preparado que se denomina conserva, com base de vinagre, sal e temperos. Já macerar se faz ao impregnar alimentos com vinho ou licores. Já marinar é quando se deixa o alimento em líquido.


Branquear ou escaldar significa colocar o alimento por pouco tempo em água fervente e depois se retira e o coloca em água fria. Já cozinhar em banho-maria é uma técnica em que se cozinha o alimento em um recipiente dentro de outro com água. Panar, por sua vez, nada mais é do que passar o alimento temperado com farinha em ovos batidos e pão ralado para depois fritar.


Flambar algo é quando se rega um alimento com bebida alcoólica para pegar fogo. Já saltear é quando o alimento é colocado em fogo alto por um curto período de tempo, geralmente em uma frigideira. Reduzir, por outro lado, envolve diminuir o líquido do preparado, através de evaporação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS