Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Casa e Decoração Domingo, 22 de Janeiro de 2023, 12:16 - A | A

Domingo, 22 de Janeiro de 2023, 12h:16 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Exagero, robustez e elegância; esse é o estilo rococó

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Como fazer uma decoração clássica cheia de personalidade com influência francesa

iStock

ColunaCasaEDecoração

Muitos escolhem uma decoração mais moderna para a casa nos tempos de hoje. Porém, há os que adoram um estilo clássico e bem marcado. O rococó é marcado pelo exagero, robustez e elegância. É considerado um desdobramento do barroco, mas com suas particularidades.


Rococó é uma palavra que vem do francês e quer dizer concha. Esse estilo nasceu na França, no século XVIII, tendo grande influência na arquitetura da época, além das artes como pintura, teatro e escultura. O país passava pela Revolução Industrial e depois também a Revolução Francesa, tempos de grandes mudanças na Europa.


O estilo rococó conta com características peculiares como cores douradas e linhas curvas. A prata e o cobre também podem entrar na decoração. Há também bastante elemento entalhado. Ele usa cores suaves e leves e abusa dos tons pastéis. Os espelhos são bastante valorizados e apresentam uma moldura clássica.


Para quem quer investir na decoração rococó na casa, vale investir em móveis com cabeceiras com adornos. As penteadeiras também podem ser todas trabalhadas. Como acessórios, a opção é escolher lustres e castiçais em materiais envelhecidos. O ideal é buscar objetos antigos de família.


Caso não tenha itens do tipo que passa de geração em geração, dá para encontrá-los em antiquários e feirinhas. Há também móveis e objetos dos dias de hoje que seus desenhos foram inspirados no estilo rococó. Assim, é possível encontrar peças novas que remetem a esse tipo de decoração.


O estilo rococó vai bem com o clássico. Pode-se escolher móveis clássicos mais neutros e entrar com o rococó para dar o toque final. Essa combinação dá um ar de sofisticação ao ambiente. Destaca-se as peças com detalhes mais rebuscados que chamam a atenção. O papel de parede pode fazer a diferença.


Decoração com guirlandas com folhas entrelaçadas podem ganhar ênfase. Imagens de personagens mitológicos como ninfas e faunos é outra aposta certeira para quem quer incorporar o estilo rococó na decoração. Afrescos e pinturas emolduradas também cabem.


As cortinas entram como outro elemento que pode elevar o estilo. Utiliza-se camadas de tecidos com desenhos intrincados. As cortinas de seda também fazem um bom efeito. Laços, babados e franjas complementam as características desse item no estilo rococó.


Em cômodos como o banheiro, é possível usar espelhos com molduras trabalhadas e até um móvel para a pia com esse estilo. É interessante manter uma paleta de cores rococó. Os metais para banheiro podem ser selecionados para combinar com esses elementos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS