Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 12 de Junho de 2021, 15:56 - A | A

Sábado, 12 de Junho de 2021, 15h:56 - A | A

Coluna Casa e Decoração

Estilo industrial é tendência de decoração

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Tijolos aparentes, metal e madeira são usados para compor o ambiente

iStock

ColunaCasaEDecoração

Com a falta de moradia popular nas grandes cidades, os empreendedores encontraram uma maneira de transformar galpões industriais, abandonados em decorrência da crise econômica, em apartamentos. Acredita-se que essa tendência tenha começado em Nova Iorque, no final dos anos 1960, quando artistas alugaram os espaços como estúdios e os transformaram em suas casas.

Eles dividiram essas grandes áreas em lofts, apartamentos grandes e abertos, sem paredes internas, tetos altos e janelas que ocupavam quase toda uma parede, e mantiveram a estrutura industrial dos edifícios, incorporando suas características funcionais na decoração: tubulações de metal, vigas expostas e pisos de madeira ou concreto.

Hoje, o estilo industrial se transformou em tendência de decoração e pode ser visto tanto em estabelecimentos comerciais, que preferem um design funcional e econômico, quanto em lofts e apartamentos pequenos, com a combinação de elementos modernos e vintage.

Veja a seguir os principais elementos do estilo industrial para se inspirar.

Parede de tijolos
Muitos ambientes em estilo industrial têm paredes de tijolo expostas para dar um toque rústico. Esse recurso acabou se tornando popular no design de interiores por causa de sua praticidade e baixo custo, já que é mais barato deixar a parede assim do que revesti-la. Quem não pretende construir do zero pode apostar em um revestimento de tijolinho, que é fácil de instalar, resistente e tão bonito quanto o tijolo original.

Vigas, canos e dutos expostos
Como era caro cobrir os vestígios industriais, como vigas, canos e dutos expostos, eles foram deixados no local e se tornaram parte da decoração do ambiente. Essa aparência “inacabada” é característica importante do estilo industrial, pois remete às suas origens. Além disso, é muito mais prático deixar esses elementos aparentes do que dentro das paredes, pois evita o quebra-quebra e facilita a manutenção.

Metal e madeira
Combinação-chave, a madeira e o metal são a base de qualquer estrutura industrial e, por isso, foram incorporados à decoração. Nenhum outro estilo é tão fortemente identificado com esses dois elementos. A madeira adiciona calor e textura, enquanto o metal é elegante e moderno. Para quem prefere um ambiente mais frio, mas igualmente charmoso, uma boa opção é o piso revestido com porcelanato de madeira ou de cimento queimado.

Cores neutras
Mantendo a estética simples do estilo industrial, a paleta de cores tende para tons neutros, principalmente o cinza das tubulações metálicas e do piso de cimento queimado, o marrom da madeira e de objetos revestidos de couro, como uma poltrona, e o preto, que pode aparecer na estrutura das luminárias pendentes e nas estantes. Essas cores tornam o espaço mais convidativo, além de não distraírem os olhos dos elementos decorativos expostos.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS