Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Casa e Decoração Sábado, 19 de Março de 2022, 15:46 - A | A

Sábado, 19 de Março de 2022, 15h:46 - A | A

Coluna Casa e Decoração

3 receitas típicas do Nordeste para fazer na sua casa

Por Lígia Santiago

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Conheça alguns dos pratos mais ricos da culinária nordestina para experimentar com a família

iStock

ColunaCasaEDecoração

A culinária nordestina certamente é um dos elementos mais típicos e famosos do Brasil. Além das belas praias da região, os nordestinos também são bastante conhecidos por seus pratos quentes e com sabor forte, algo bem característico dessa parte do país. A boa notícia é que não é preciso viajar até lá para curtir essas maravilhas gastronômicas de vez em quando, pois elas não são difíceis de preparar, e podem ser feitas na sua própria casa!


Confira três pratos típicos do Nordeste para fazer na sua casa:


Baião de dois
Sendo uma receita muito apreciada no Ceará, o baião de dois sem dúvidas é um dos pratos nordestinos mais populares em outras regiões do Brasil, pois ele conta com a combinação infalível e preferida de todo brasileiro: arroz e feijão. A diferença é que aqui a dupla é combinada com carne seca e queijo coalho, podendo ou não levar leite de coco no preparo.


Ainda existem outros ingredientes e temperos que podem acompanhar essa mistura; afinal, o que não faltam são variações da receita. Contudo, esses quatro alimentos já são o suficiente para fazer uma refeição deliciosa e típica do Nordeste.


Acarajé
O preferido do povo baiano, o acarajé é o prato mais icônico da Bahia, e não é para menos. Trata-se de uma espécie de bolinho frito, feito de massa de feijão-fradinho, cebola, sal e azeite de dendê, que também é bastante característico da região. Geralmente, ele é acompanhado de camarão, pimenta, vatapá e caruru, sendo esses dois últimos outros pratos típicos da Bahia e arredores.


Esse é um prato bastante quente e apimentado, então combiná-lo com outros elementos é importante para equilibrar o sabor. Nessas horas, contar com um fogão 6 bocas Brastemp faz bastante diferença ao cozinhar vários alimentos de uma vez só.


Moqueca de peixe
A moqueca é um cozido com diferentes versões, mas que sempre inclui frutos-do-mar, podendo conter peixes diversos, camarão ou até mesmo ostras. É um prato bastante popular nos estados da Bahia, Pará, Amazonas e Espírito Santo, mas que também já ganhou o coração de brasileiros de todos os lugares.


O prato é uma grande mistura de peixes e frutos-do-mar com temperos típicos da região e outros ingredientes, como leite de coco e azeite de dendê. O diferencial é que toda moqueca deve ser preparada em uma panela de barro, uma tradição que também serve como principal característica desta receita.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS