Campo Grande registrou 72,2 milímetros de chuva entre as 7h de domingo (4) e as 17h de segunda-feira (5), segundo o meteorologista Natálio Abrahão. Do total, 55 mm caíram no domingo e outros 17,2 mm na segunda-feira.
O tempo instável, chuvoso e nublado predominou por dois dias consecutivos em Mato Grosso do Sul. As pancadas começaram no domingo, dia das eleições, e continuaram durante toda a segunda-feira em diferentes regiões do Estado.
Além de elevar a umidade do ar, a chuva contribuiu para a queda das temperaturas. Conforme o meteorologista, os termômetros ficaram pelo menos 5°C abaixo dos níveis anteriores. Em Campo Grande, a máxima foi de 24°C no domingo e de 25°C na segunda-feira.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém alerta amarelo para tempestades em Mato Grosso do Sul, com possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h e eventual queda de granizo.
O aviso também aponta baixo risco de cortes de energia, danos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Sol volta a aparecer
A previsão indica uma trégua nas chuvas a partir desta terça-feira (6), com retorno do sol e elevação gradual das temperaturas.
Segundo Natálio Abrahão, no entanto, a primeira quinzena de outubro deverá continuar marcada pela alternância entre calor e episódios de chuva forte, sob influência do El Niño.
“A primeira quinzena de outubro será de contraste de temperatura e de chuvas também. MS terá chuvas acima da média entre Sidrolândia e Sete Quedas. Campo Grande pouco menos, mas chove também”, explicou.
Novas tempestades são previstas
A tendência é de novos volumes expressivos de chuva nos próximos dias. Entre 5 e 12 de outubro, a previsão aponta acumulados acima de 35 a 40 mm no sul de Mato Grosso do Sul, especialmente entre Dourados e a divisa com o Paraná.
De acordo com Abrahão, um ciclone extratropical deverá influenciar o tempo no sul do Estado no sábado, aumentando novamente as condições para tempestades até segunda-feira (12).
Na semana seguinte, entre os dias 12 e 19 de outubro, novos temporais poderão atingir o Estado, principalmente por volta do dia 15.
“Campo Grande pode receber muita água e ter enchentes na região central. Todos os municípios de Dourados para baixo fiquem em estado de alerta, pois se espera mais de 50 a 70 milímetros de chuva”, afirmou o meteorologista.
Enquanto o sul pode registrar volumes elevados, as regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul apresentam tendência de chuvas abaixo da média.
Primavera aumenta período de chuvas
A primavera começou em Mato Grosso do Sul em 22 de setembro e termina em 21 de dezembro. A estação marca a transição entre o período seco do inverno e a época mais chuvosa do verão.
Entre as características do período estão o aumento da umidade, o retorno mais frequente das chuvas, temperaturas em elevação e dias mais longos.
Siga o Capital News no Google News e acompanhe nossas notícias por lá também.
Siga o Capital News
Receba as principais notícias de Campo Grande e do MS nas redes sociais, onde você estiver.
Viu algo? Conte para a gente
Envie sugestões, fotos, vídeos e reclamações pelo Reportar News e ajude a melhorar a sua cidade e o seu estado.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)