Campo Grande/MS, Terça-Feira, 28 de Junho de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Sábado, 12 de Fevereiro de 2022, 11h:36
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Melhores exercícios para quem tem mais de 50 anos e quer manter a boa forma

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

De musculação a caminhada, conheça quais atividades físicas são mais indicadas para quem já está na meia idade

iStock

ColunaBem-Estar

Praticar exercícios físicos é importante em qualquer fase da vida, por isso nunca é tarde para começar. Quem já passou dos 50 anos costuma pensar que as limitações da idade são um problema para se ter uma rotina fisicamente mais ativa, mas é aí que se engana! O que nos deixa frágeis é justamente a falta de atividades físicas, então praticá-las regularmente é a melhor forma de garantir uma mente e um corpo saudáveis na terceira idade.


Nessa etapa da vida, ao escolher os exercícios certos, é possível melhorar o sistema imunológico, cardiovascular, endócrino e até a autoestima, todos fatores importantes para a manutenção geral da saúde e qualidade de vida. Quem não tem familiaridade com uma vida mais ativa pode sentir dificuldades em dar os primeiros passos, especialmente na escolha do exercício ideal e também na adaptação com essa nova rotina. O recomendado é sempre começar aos poucos, sem exigir demais do próprio corpo para evitar complicações.


Para quem quer se manter em forma, o mais indicado é focar em exercícios aeróbicos e na musculação, que são ideais para aumentar a resistência dos músculos. A rotina vai variar de acordo com o objetivo de cada um, então quem deseja trabalhar com sua massa muscular precisará malhar em dias alternados e respeitar os dias de descanso para evitar lesões; já para quem deseja apenas se manter no peso ideal é necessário malhar mais dias, porém com menos intensidade.


As atividades focadas em melhorar a flexibilidade e movimentação do corpo também são excelentes, pois melhoram a performance em outros tipos de exercícios mais complexos. O pilates, a ginástica localizada e o treinamento funcional são algumas alternativas que se encaixam nesse grupo, mas é válido ressaltar que um exercício complementa o outro, então o melhor sempre é praticar mais de uma atividade física e distribuí-las igualmente ao longo da rotina.


Contudo, é sempre importante consultar um médico especializado previamente, para garantir que não haja nenhum impedimento para praticar determinadas atividades físicas, e receber orientação adequada sobre quais se adequam melhor a suas necessidades. Para aqueles que forem ingressar em alguma academia, consultar um profissional formado na faculdade de educação física também é essencial, para garantir que todos os exercícios sejam praticados de forma correta e segura.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix