Campo Grande Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Esporte Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014, 13:54 - A | A

Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014, 13h:54 - A | A

Lista de Dunga têm duas novidades e sete brasileiros para mais dois jogos amistosos

Gilson Giordano - (www.capitalnews.com.br)

Depois de duas vitórias em seus dois primeiros jogos no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar jogadores à equipe nacional, desta vez para o Superclássico das Américas, contra a Argentina no dia 11 de outubro, na China, e para o amistoso diante do Japão dia 14 de outubro, em Cingapura.

O técnico manteve a base de sua primeira lista na volta ao banco de reservas verde e amarelo, mas chamou duas novidades: ambas jogam nas laterais. Mário Fernandes, do CSKA Moscou, da Rússia e Dodô, da Inter de Milão, foram lembrados pelo comandante, que também convocou sete atletas do futebol brasileiro.

O nome mais surpreendente da lista de Dunga certamente foi o de Mário Fernandes. Revelado pelo Grêmio, o lateral direito de 23 anos joga há três temporadas no futebol russo e ficou nacionalmente conhecido por ter negado a Seleção Brasileira em setembro de 2011. Na ocasião, ele, então destaque do clube gaúcho, foi convocado por Mano Menezes justamente para o Superclássico das Américas, mas não se apresentou para jogar. A justificativa da sua assessoria foi de que ele não teria condições psicológicas de defender a Seleção por causa de "problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse".

Desde então, Mário nunca mais foi convocado e chegou inclusive a cogitar se naturalizar para defender a seleção russa, dona da casa da próxima Copa do Mundo. Apesar de tudo isto, Dunga recordou-se do nome do atleta, que ocupará a polêmica vaga que foi de Maicon na primeira convocação, e ressaltou a importância de dar uma segunda chance ao jogador.

“Teve esse episódio com o Mário Fernandes um tempo atrás, mas todos temos uma segunda oportunidade. Não podemos crucificar ninguém pelos seus atos. Principalmente se tratando de jogadores jovens, que saem muito cedo de casa e não tem a companhia de pai e da mãe em outro país. A gente tem que ter a sensibilidade de observar isto”, amenizou o técnico. “Ele já está há três anos no futebol russo, que é duro, por causa do frio e da competitividade, tem boa marcação, apoia com segurança e sabe jogar como lateral tradicional: que marca e sai com qualidade”, avaliou.

A outra novidade em relação à primeira convocação de Dunga no retorno à Seleção foi Dodô. O lateral esquerdo de 22 anos foi revelado pelo Corinthians, mas se destacou no Bahia em 2011, ainda com 19 anos. O bom desempenho na equipe tricolor o fez ser comprado pela Roma, clube que defendeu até a temporada passada, quando mudou de cidade na Itália e se transferiu por empréstimo à Inter de Milão. No Brasil, ele ocupará a vaga que seria de Alex Sandro, do Porto, na primeira lista de Dunga, mas que acabou ficando com Marcelo, por causa de lesão do ex-santista.

De resto, o treinador manteve exatamente os mesmos convocados de seu primeiro chamado - para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos.

Sete atletas do futebol brasileiro (Gil, Elias, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, Robinho, Diego Tardelli e Jefferson) foram convocados e, assim, terão que desfalcar as suas equipes (Corinthians, Cruzeiro, Santos, Atlético-MG e Botafogo) em pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Assim, quem "se deu bem" foi o São Paulo, que entrou definitivamente na briga pelo título nacional e não perderá nenhum atleta para o time canarinho durante a primeira quinzena de outubro.

Confira a lista de convocados:
Goleiros: Jefferson (Botafogo) e Rafael Cabral (Nápoli); Lateral: Mário Fernandes (CSKA), Danilo (Porto), Felipe Luís (Chelsea) e Dodô (Inter Milão); Zagueiros: David Luiz PSG (FRA), Marquinhos PSG (FRA), Miranda Atlético de Madrid (ESP) e Gil (Corinthians); Volantes: Luiz Gustavo Wolfsburg (ALE), Fernandinho Manchester City (ING), Ramires Chelsea (ING) e Elias (Corinthians); Meia: Oscar Chelsea (ING), Willian Chelsea (ING), Philippe Coutinho Liverpool (ING) e Everton Ribeiro (Cruzeiro); Atacantes: Robinho (Santos), Neymar Barcelona (ESP), Ricardo Goulart (Cruzeiro) e Diego Tardelli (Atlético-MG).
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS