Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 27 de Agosto de 2023, 14:48 - A | A

Domingo, 27 de Agosto de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Vestibular: entenda o que grifar para melhorar o desempenho nos estudos

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O marca-texto pode ser uma ferramenta chave para tornar os estudos mais proveitosos, só é preciso saber como utilizá-lo

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Usar canetas e marca-textos coloridos para destacar partes do texto é uma técnica ensinada desde os primeiros anos de escola. Grifar é um ato muito comum e que ajuda muitos estudantes na concentração durante as inúmeras leituras.

No entanto, para aqueles que precisam otimizar os conteúdos para vestibulares e concursos, é preciso aprimorar a técnica aprendida quando criança. Isso porque é normal que exista a vontade de grifar longos trechos, ou até mesmo parágrafos, de um conteúdo quando este parece importante ou desafiador. Contudo, não é esse o intuito das marcações.

Ao marcar longas sentenças, o marca-textos, que deveria ser uma ferramenta para tornar o conteúdo mais visual, perde sua função e se torna apenas uma distração em meio às palavras. Então, como tirar o maior proveito do ato de grifar? Veja algumas dicas que podem ajudar!

Grife detalhes!

Ao marcar termos ou leis que são difíceis de memorizar, o conteúdo torna-se mais visual e os detalhes são os primeiros a pular aos olhos em meio ao texto. Essa é a melhor forma de usar o grifo para estudos dinâmicos e rápidos.

Utilize o marcador durante a prova, caso permitido

Muitas vezes, durante longos vestibulares, pequenas nuances dos enunciados podem passar despercebidas e podem causar erros na resolução das questões. Uma ótima estratégia é grifar os comandos das questões para que elas se destaquem e fixem a atenção naquilo que se é proposto.

Principalmente em vestibulares como o ENEM, em que cada uma das questões possui textos e gráficos, prestar atenção ao enunciado e buscar exatamente o que é pedido por ele pode reduzir significativamente o tempo de prova e a chance de erros.

Desenvolva técnicas personalizadas

No universo dos vestibulares, tudo depende de muito treino e repetição. Por isso, ao longo dos estudos, desenvolva técnicas que funcionem para você. Nem todos os truques funcionam para todas as pessoas, cada um possui uma forma de aprendizagem e é muito importante conhecer-se e personalizar sua rotina de estudos.

Além disso, estude a prova e os tipos de questões do vestibular escolhido. Desde o ENEM até faculdades com provas específicas, como UNIFANOR e diversas outras ao redor do país, cada vestibular precisa de estudos específicos para que o candidato esteja preparado com a abordagem dos conteúdos e com o estilo de correção de cada banca. Analisar os assuntos preferidos de cada instituição, pode ser uma ótima forma de centralizar sua rotina de estudos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS