Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Educação e Carreira Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 11:56 - A | A

Terça-feira, 09 de Abril de 2024, 11h:56 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Estratégias para uma transição de carreira bem-sucedida

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Desafios, planejamento financeiro e busca por informações: saiba como obter uma mudança profissional consciente e eficiente

gorodenkoff / iStock

ColunaMarcoEusébio

..

Realizar uma transição de carreira é uma alternativa para aqueles que desejam mudar a área de atuação para uma que esteja mais alinhada com seus interesses e suas habilidades. Além disso, essa mudança pode ser necessária quando a área atual encontra-se saturada no mercado de trabalho.

Conforme revelado por um estudo conduzido pela plataforma Empregos.com.br, 81,1% dos participantes apresentaram insatisfação em relação ao seu emprego atual. Além disso, os dados indicam que 70% dos entrevistados buscam por melhorias salariais, 22,4% almejam mais benefícios e 7,5% preferem oportunidades que ofereçam a modalidade de trabalho remoto.

Apesar de proporcionar bem-estar e abrir portas para novas possibilidades, a transição de carreira pode ser desafiadora, especialmente para aqueles que acumulam longos anos de experiência em uma mesma área. Dessa forma, é essencial um planejamento cuidadoso e a consideração de aspectos fundamentais para uma boa transição.

Hora ideal para a transição de carreira

De maneira geral, o momento ideal para efetuar uma transição de carreira varia, dependendo das circunstâncias individuais e dos motivos que a impulsionam a tomar essa decisão. Seja por insatisfação, estagnação profissional ou o desejo de buscar um campo de atuação dos sonhos, é fundamental realizar essa transição de forma responsável, minimizando os riscos financeiros e emocionais envolvidos.

Dessa forma, o primeiro passo para atravessar essa fase com sucesso é elaborar um plano e estar ciente de que, em alguns casos, o processo de transição pode demandar um período mais longo.

Comece pelo planejamento financeiro

Ao decidir fazer uma transição de carreira, é essencial ter em mente que, em muitos casos, o cargo inicial na nova área pode envolver um salário inicialmente menor. Portanto, ao enfrentar essas mudanças, é provável que o profissional comece sua jornada na nova carreira com uma remuneração inferior.

Por essa razão, é preciso realizar uma análise cuidadosa dos gastos e considerar a necessidade de economizar dinheiro para eventuais emergências e dificuldades durante o período de transição.

Faça uma pesquisa de mercado de trabalho

Diversos motivos levam os trabalhadores a optarem por mudar de carreira, sendo um deles a busca pelo emprego dos sonhos. Embora essa procura pela realização profissional e pelo bem-estar no trabalho seja uma aspiração legítima, é fundamental realizar uma pesquisa de mercado antes de tomar qualquer decisão.

Entre as questões que devem ser consideradas, está a análise da disponibilidade de vagas na área de interesse, a proximidade de possíveis locais de trabalho em relação à residência e a média salarial praticada no setor. Ao obter essas informações, o trabalhador estará mais capacitado para decidir sobre a mudança de carreira, de forma mais informada e segura.

Converse com profissionais da área de interesse

Além das pesquisas sobre a área de interesse, é fundamental buscar informações com profissionais que já atuam no setor. Esses trabalhadores, com experiência no mercado, podem fornecer um panorama detalhado sobre a área em questão. Além disso, ao estabelecer esse networking, o processo de transição de carreira pode ser facilitado por meio de contatos e conexões adquiridos ao longo do tempo.

Faça cursos profissionais

Ao optar pela mudança, o profissional precisa manter-se informado e buscar cursos que o capacitem para o novo cargo. Seja por cursos específicos ou até mesmo através da graduação em uma faculdade em Caxias do Sul, é fundamental buscar conhecimento profissional para garantir uma transição bem-sucedida e conquistar um bom cargo na nova área.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS