Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 03 de Dezembro de 2023, 14:49 - A | A

Domingo, 03 de Dezembro de 2023, 14h:49 - A | A

Coluna Educação e Carreira

O que fazer para se organizar financeiramente durante o mês?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Finalize o ano com as contas pagas e comece 2024 com um planejamento financeiro aplicável em todos os meses

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

O início do ano é o período em que precisamos arcar com uma série de compromissos financeiros, como pagamento de IPVA e IPTU, matrícula escolar, convênio médico, despesas da casa, entre outros custos que demandam um planejamento para manter as contas no azul.

Mas, para começar 2024 com as finanças sob controle, você pode quitar as suas dívidas ou guardar dinheiro para isso ainda em 2023. Por isso, preparamos algumas dicas para que você consiga se organizar financeiramente de maneira assertiva.

Visto que o fim do ano possui uma série de rendas extras, como 13° salário, bônus sobre os lucros das empresas, férias, entre outras, é importante estar preparado e usar esse dinheiro de maneira inteligente. Veja como!

6 dicas para começar 2024 com uma organização financeira

1. Entenda a sua realidade econômica
Antes de qualquer coisa, você precisa entender sobre o seu orçamento pessoal, quanto ganha e quanto gasta mensalmente, quais dívidas possui, quanto tempo levará para quitar, se tem algum investimento ou fundos de emergência.

Uma alternativa para entender sua situação financeira é utilizar uma calculadora de salário líquido, assim você entenderá o montante disponível após as deduções de atribuições, como INSS, vale-transporte e alimentação, assistência médica, IRPF, entre outras.

2. Estabeleça seus objetivos para 2024
Não existe o “melhor investimento”, mas, sim, aquele que se adapta aos seus objetivos e planos para o futuro. Por isso, trace a rota que deseja seguir ao longo do ano e veja o que será necessário financeiramente para cumprir suas metas.

Estipule o valor que pretende acumular ou as dívidas que deseja quitar, o prazo para isso, entre outros pontos. Algumas dívidas podem ser liquidadas ainda neste ano, então veja o que pode ser solucionado em 2023 e o que ficará para o próximo ano.

3. Organize seu orçamento para ter uma reserva de emergência
O seu planejamento financeiro mensal deve seguir a seguinte regra: não invista o que sobra depois de gastar, mas, sim, gaste o que sobra depois de investir.
Comece organizando seus gastos entre os essenciais e os não essenciais, corte o máximo possível dos não essenciais e, principalmente, mantenha uma reserva de emergência para qualquer imprevisto.

4. Mude seus hábitos de consumo
Transforme a maneira como você lida com o seu dinheiro e evite fazer compras por impulso ou emoção. Com o seu orçamento pessoal, ficará mais fácil de você saber todas as despesas importantes e as supérfluas, para evitar gastos desnecessários.

5. Diversifique investimentos
Diversificar suas aplicações irá diminuir os riscos relacionados aos investimentos. Existem múltiplos níveis de variação, sendo o mais simples entre a renda fixa e a variável, e os mais complexos como diversificar os ativos.

6. Revisite o planejamento mensalmente
Assim como as prioridades e necessidades podem mudar do dia para a noite, o seu planejamento também pode. Algumas dívidas podem ser adiantadas, outras serão incluídas, por isso é importante mantê-lo sempre atualizado. Assim, você também poderá acompanhar o cumprimento das metas que estabeleceu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS