Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 29 de Outubro de 2023, 13:42 - A | A

Domingo, 29 de Outubro de 2023, 13h:42 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Guarulhos é terreno fértil para empreendedorismo

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Somente nos 4 primeiros meses de 2023 foram abertas quase 11 mil empresas no município

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

O município de Guarulhos vem se destacando entre as melhores cidades do Brasil para o empreendedorismo. Segundo os dados do Mapa de Empresas, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que reúne dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), somente entre janeiro e abril de 2023 foram abertas 10.873 novas empresas.

Dentre elas, 10.354 são microempresas, que possuem um faturamento de até R$ 360 mil por ano. Os dados do estudo ainda apontam que a cidade possui um tempo médio para a abertura das empresas de 1 dia e 18 horas. O prazo médio para a viabilidade operacional, que se dá quando o município, juntamente da Junta Comercial, autoriza a empresa a se estabelecer em um determinado endereço e usar o nome comercial, é de 5 horas.

Já o prazo para o registro da empresa, que acontece quando a Junta Comercial fornece para a empresa o número de CNPJ, é de aproximadamente 36 horas. A cidade de Guarulhos possui 159 mil empresas ativas no total, sendo que grande parte delas, aproximadamente 142 mil, são microempresas, e 9,2 mil são empresas de pequeno porte, que possuem um faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

De acordo com o ranking geral de 2022/2023 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), que é desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a cidade de Guarulhos figura entre as 100 melhores do Brasil para se empreender. Já no quesito “melhores infraestruturas para o desenvolvimento do empreendedorismo”, a cidade aparece em 7º lugar.

O relatório ainda aponta que o estado de São Paulo é o mais propício para o empreendedorismo, pois possui a melhor infraestrutura do país, com aeroportos e malhas rodoviárias que facilitam o escoamento das produções e o acesso aos insumos necessários para as empresas, além de oferecer uma qualidade de vida acima da média nacional para os empreendedores, funcionários e clientes.

Os dados também apontam que essa infraestrutura beneficia todas as cidades que fazem parte da Grande São Paulo e arredores, sendo que, dos 15 municípios com as melhores infraestruturas para o empreendedorismo no Brasil, 12 são paulistas.

O incentivo ao empreendedorismo também beneficia as cidades de diversas outras formas, diversificando a economia local, aumentando o número de vagas de emprego oferecidas para a população, gerando mais renda para o município, além de ajudar no crescimento da demanda por outros serviços, como GLP para padaria e outros estabelecimentos comerciais, por exemplo, e fomentando ainda mais o avanço dos municípios.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS