Campo Grande Domingo, 05 de Maio de 2024


Educação e Carreira Domingo, 23 de Julho de 2023, 13:44 - A | A

Domingo, 23 de Julho de 2023, 13h:44 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Graduação no exterior: como validar diploma no Brasil?

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Confira o passo a passo necessário para tornar diplomas de universidades internacionais reconhecidos em território nacional

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Muitas pessoas decidem realizar graduações e cursos de nível superior em outros países, buscando maior reconhecimento no mercado de trabalho brasileiro. A atitude é muito bem-vinda para quem deseja incrementar seu currículo, mas não basta apenas voltar para o Brasil com o diploma em mãos e começar a trabalhar. Primeiro, é necessário fazer uma validação do documento para que ele possa ser aceito em território nacional.

Tudo já deve começar no país de origem, então não volte ao Brasil sem resolver algumas questões previamente. Após concluir o curso, será necessário solicitar uma validação do governo em questão, sendo um tipo de “garantia” de que aquele diploma é autêntico. Será emitido um documento aprovado pela Apostila da Haia, uma iniciativa envolvendo mais de 100 países que visa facilitar a regularização de documentos públicos internacionalmente.

Feito isso, é hora de resolver a parte burocrática no Brasil. O primeiro passo é encontrar uma instituição de ensino nacional que ofereça um curso semelhante ao do diploma e reconheça o valor do documento. Para isso, é preciso acessar o Portal Carolina Bori, utilizado pelo Governo Federal especificamente para validação de diplomas internacionais. Ali será possível checar quais instituições podem ajudar com esse processo, de acordo com o que foi cursado.

Na solicitação, é necessário enviar diversos documentos, além do diploma. Cursos de graduação só podem ser validados por universidades públicas, enquanto mestrados e doutorados também incluem instituições particulares. Vale ressaltar que é de responsabilidade da própria pessoa escolher uma instituição que tenha um curso equivalente, então o processo pode ser rejeitado ao escolher uma faculdade que não se encaixe com o diploma conquistado.

A validação de diplomas não é gratuita, sendo necessário pagar uma taxa que varia de R$ 500 a R$ 3 mil, dependendo da instituição envolvida. Outro detalhe importante é o idioma em que os documentos foram redigidos. No Brasil, qualquer língua franca (inglês, espanhol ou francês) não exige nenhuma etapa adicional, mas, caso seu diploma e documento de autenticação estejam em outro idioma, será necessário realizar uma tradução juramentada.

Esse processo consiste no envio dos documentos para um tradutor especializado, que ficará responsável por verificar cada detalhe do diploma. Indo além do texto, eles também conferem carimbos, assinaturas, selos e até mesmo o tipo de papel. É uma medida de segurança para garantir que toda aquela papelada é oficial, então não deixe de pesquisar onde fazer uma tradução juramentada.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS