Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 09 de Dezembro de 2023, 13:47 - A | A

Sábado, 09 de Dezembro de 2023, 13h:47 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Eficiência, inovação e sustentabilidade: 3 tendências do mercado imobiliário

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

O mercado imobiliário está passando por uma revolução, impulsionada por tendências que moldam a forma como as pessoas interagem com propriedades

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

No mundo contemporâneo, no qual a única constante é a mudança, especialmente no dinâmico cenário no mercado imobiliário, tornou-se fundamental estar atento às tendências que moldam o futuro do setor.

Nesse sentido, a busca incessante por inovação, eficiência e sustentabilidade, de fato, tem pautado as estratégias das empresas que desejam destacar-se nesse ambiente extremamente competitivo. No cenário atual, existem algumas tendências que estão redefinindo a paisagem do mercado imobiliário, e, em razão disso, é importante estar por dentro de tudo que está acontecendo.

A sustentabilidade como diferencial

Atualmente, na escala mundial, com a crescente preocupação com as questões ambientais direcionadas à preservação da natureza, esse movimento, além de impactar os demais setores do mercado, também impacta diretamente o imobiliário. Em vista disso, projetos sustentáveis e certificações ambientais tornaram-se diferenciais significativos nesse setor no momento de negociar ou adquirir um imóvel.

Além disso, os empreendimentos que incorporam em suas diretrizes práticas eco-friendly não somente contribuem diretamente para a preservação do meio ambiente, mas também atraem compradores conscientes que possuem a preocupação com a preservação da natureza, bem como com sua pegada ecológica.

Mudança no paradigma da moradia

No mundo contemporâneo, percebe-se que existe uma certa crise de moradia. Nesse sentido, o conceito de ‘colivings’ ganha destaque como resposta às crescentes expectativas dos moradores em relação à moradia. Compartilhamento de espaços comuns e habitações privativas oferecem uma alternativa mais acessível e conectada, contribuindo também para solucionar desafios relacionados à crise habitacional em diversas cidades.

Transformação digital na gestão imobiliária

Hoje, a PropTech, abreviação para "tecnologia para propriedades", emerge como uma força motriz por trás da modernização da indústria imobiliária. De fato, sua influência estende-se desde a automação de processos até plataformas inovadoras de compra e venda de imóveis. Um dos catalisadores desse avanço é a utilização de inteligência artificial e análise de dados para embasar decisões de investimento mais informadas.

Neste contexto, profissionais do setor imobiliário conseguem explorar plenamente essas tendências, direcionando suas estratégias para públicos mais específicos e interessados. A adoção de um eficiente sistema para imobiliária se destaca como ferramenta indispensável, simplificando e aprimorando os processos de gestão.

A utilização de tais sistemas permite uma conectividade em tempo real, permitindo uma gestão integrada de propriedades, clientes e transações. Por essa razão que profissionais que adotam tal estratégia têm a vantagem de atingir públicos mais assertivos, otimizando suas estratégias de venda e locação.

No fim, o mercado imobiliário encontra-se em constante evolução. Desse modo, adaptar-se às tendências é mais do que uma escolha estratégica, é uma necessidade para prosperar. A inovação, aliada à eficiência operacional, não atrai clientes, mas também posiciona as empresas em outro patamar nesse mercado altamente competitivo.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS