Sábado, 04 de Maio de 2024


Educação e Carreira Sábado, 22 de Julho de 2023, 13:46 - A | A

Sábado, 22 de Julho de 2023, 13h:46 - A | A

Coluna Educação e Carreira

Aprenda a regularizar uma moto de leilão

Por Débora Ramos

Da coluna Educação e Carreira
Artigo de responsabilidade do autor

Leilões são excelentes oportunidades para adquirir veículos de qualidade por preços bem abaixo do mercado

iStock

ColunaEducaçãoECarreira

..

Existem diversas vantagens em adquirir um veículo por leilão, o que vem tornando essa prática cada vez mais comum. O principal atrativo fica a cargo dos valores e da variedade de modelos disponíveis, muitas vezes sendo possível conseguir um automóvel moderno por um preço bem abaixo da tabela FIPE. O mesmo vale para as motos, que costumam ser mais baratas do que carros.

Quem tem interesse em adquirir uma moto de leilão precisa se atentar às exigências de regularização, que são obrigatórias para poder circular com o veículo. No geral, elas não se distanciam muito do processo de legalização padrão para qualquer tipo de automóvel usado, sendo necessário transferir a titularidade para o novo dono. Caso contrário, as autoridades podem apreender a moto, em caso de exposição da irregularidade.

Primeiramente, fique atento ao edital, pois ele disponibiliza todas as informações a respeito dos itens que serão leiloados. Ali é possível saber mais sobre as motos, o motivo de irem a leilão e se existe alguma pendência financeira. Lembre-se que não é possível cancelar esse tipo de compra, então compre apenas um veículo quando estiver completamente por dentro de todos os seus detalhes.

Uma vez que a moto for adquirida, o comprador tem 30 dias corridos para resolver o processo de regularização. O primeiro passo é verificar os documentos do veículo, pois caso exista qualquer pendência com o Detran (impostos, multas, classificações do sinistro, etc.), será necessário resolver tudo dentro desse prazo de um mês para conseguir legalizar a circulação da moto. Essas informações são disponibilizadas no edital, o que reforça a importância de conferi-lo previamente.

Passando pela etapa dos documentos, o próximo passo é fazer a inspeção CSV (Certificado de Segurança Veicular) para garantir que a moto esteja em condições de circulação. Para isso, primeiro é necessário obter uma autorização do Detran, então caso a documentação não seja regularizada antes, não será possível avançar para a inspeção.

Caso a moto seja aprovada para circulação, a última etapa requer apenas o comparecimento ao Detran local para apresentação de documentos pessoais, laudo de vistoria, certificado de compra, etc. Feito tudo isso, a transferência do veículo será concluída dentro de um período de 90 dias.

Para aqueles que ainda não sabiam o que é um leilão, vale a pena se informar mais a respeito dos próximos para não perder oportunidades de adquirir um novo veículo. O processo de regularização é fácil e, no fim das contas, acaba sendo um negócio altamente vantajoso e econômico.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS