Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 08 de Outubro de 2016, 13:06 - A | A

Sábado, 08 de Outubro de 2016, 13h:06 - A | A

Bem-Estar

Saiba quais são as principais causas da queda de cabelo e descubra como prevenir e tratar esse problema

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Marco Eusébio

Fique atento aos sinais

Você está percebendo uma frequente queda de seu cabelo? Tem notado que a quantidade de fios perdidos está aumentando? Tome cuidado, porque, embora a queda capilar seja algo comum para muitas pessoas, em diversos casos pode ser um indício para uma doença chamada Alopecia Androgenética, ou como conhecemos, calvície, que é a queda de cabelos em pontos específicos.

Existem fatores que causam essa tal falha nos fios tanto em homens quanto em mulheres de diferentes idades, portanto, fique atento aos sinais e descubra abaixo quais são os principais motivos e, também, os métodos para tratamentos e prevenções.

Primeiros sinais a serem notados
O principal sintoma para a alopecia é a queda de mais de 100 fios de cabelo diariamente. Isso pode ser notado ao pentear e lavar o cabelo verificando uma quantidade grande de fios perdidos, ou ao acordar e observar em seu travesseiro muitos fios soltos, além de começar a visualizar partes do couro cabeludo.

É muito importante que você mesmo acompanhe e veja se essa rarefação está crescente; verifique, também, se os fios estão crescendo finos, pois isso pode ser um indício de perda da proteína capilar.

Causas e tratamentos para a queda de cabelo
Aqui, mostraremos as principais causas e lhe daremos sugestões para os tratamentos e prevenções. Há um método utilizado atualmente que é a técnica de transplante capilar FUE (Follicular Unit Extraction), existente desde 2002. Em tal procedimento, ocorre a inserção de fios através de uma cirurgia - pode ser realizado até mesmo em quem perdeu os fios por meio de cicatrizes no couro cabeludo.

Mas, vale lembrar que, ao começar a constatar esse problema, procure a orientação de um médico especialista, pois, fazendo uma averiguação minuciosa, ele poderá sugerir as opções de tratamentos ideais para você, já que existem diferentes motivos para a queda capilar. Veja os principais:

 

1.    Fatores genéticos
A calvície pode ser herdada geneticamente. Nesse caso, os indícios surgem já no período da adolescência, mas quanto antes forem notados e tratados com um especialista, maiores são as chances de serem amenizados.
2.    Alimentação e anemia
A ingestão de poucas proteínas e vitaminas influencia diretamente na saúde de seu cabelo. Tenha uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. A anemia, resultante da falta de ferro no organismo, também é um fator importante para esse problema. Isso pode ser diagnosticado através da realização de exame de sangue e tratado com medicação e alimentação adequada.
3.    Estresse
Mudanças emocionais, como o estresse, podem ser o motivo da rarefação dos fios. Nesse caso, eles caem em algumas áreas específicas causando falhas na região capilar. Isso também pode ser tratado com medicação específica.
4.    Medicamentos
Existem medicamentos que, em alguns organismos, acabam causando a queda capilar. Nesse caso, o ideal é conversar com o seu médico sobre os efeitos colaterais dessa medicação e verificar a possibilidade de substituí-la por outra que não cause o mesmo efeito.
5.    Abuso na utilização de itens de cosméticos
Utilizar muito secador de cabelo e componentes inadequados para modelar o cabelo pode deixar os fios quebradiços. Antes de fazer qualquer aplicação de produtos químicos, faça um teste aplicando-o, primeiramente, em uma mecha, para só depois realizar o processo no cabelo por inteiro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS