Campo Grande Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 31 de Março de 2024, 14:45 - A | A

Domingo, 31 de Março de 2024, 14h:45 - A | A

Coluna Bem-Estar

Diarreia em cães: o que pode causar e como tratar o problema?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

A diarreia é um sintoma comum que pode ter diversas causas, desde intoxicação alimentar até infecções bacterianas

Iryna Imago / iStock

ColunaBem-Estar

..

Assim como os humanos, os cachorros também estão sujeitos a apresentarem diarreia quando algo não está certo com seu sistema digestivo. Geralmente, o problema envolve apenas um desconforto temporário e a alteração da consistência das fezes, se curando naturalmente após alguns dias. Contudo, um quadro de diarreia intensa e persistente é preocupante, pois pode causar uma desidratação no cão.

Nos cachorros, a diarreia pode ter muitas causas, o que define se o sintoma é ou não de alto risco. O simples fato de mudar a alimentação do pet já costuma ser o suficiente para manifestar o problema, devido a todas as alterações que o alimento pode causar no organismo do cão. Nesse caso, o quadro desaparecerá por conta própria dentro de alguns dias – o período que leva para seu corpo se acostumar aos nutrientes presentes em sua nova dieta.

Por outro lado, a diarreia também pode ser causada por intoxicação alimentar, que por sua vez pode levar a casos mais graves envolvendo infecções bacterianas. Quando o cachorro ingere algum alimento contaminado, o sintoma tende a ser mais persistente, então esse é um dos casos que costuma exigir uma intervenção profissional. Além das bactérias que podem contaminar os alimentos, ainda existem vírus como parvovirose, cinomose e coronavirose, que também manifestam o sintoma.

Outras duas causas que raramente são consideradas são as alergias e a saúde mental do cão, que também podem afetar diferentes aspectos do seu organismo. Alguns cachorros podem ter intolerância a certos alimentos, um processo que leva mais tempo para ser descoberto e diagnosticado, então é importante se atentar aos padrões que a virose manifesta. Da mesma forma, quadros de instabilidade emocional como estresse intenso também podem causar alterações no sistema digestivo.

O tratamento da diarreia vai variar consoante a gravidade do problema. Como geralmente o sintoma se cura naturalmente, as únicas medidas recomendadas pelos especialistas é combater a desidratação do cão. Isso envolve oferecer água fresca regularmente, podendo alternar para água de coco, que também é bastante nutritiva. Alternativamente, também é válido manter o pet em jejum por um período de seis a oito horas, na esperança de que a irritação do intestino se enfraqueça.

Quando o problema persiste, é necessário procurar um veterinário para que ele possa receitar medicamentos adequados, como o Agemoxi 250g, antibiótico usado para interromper a atividade bacteriana no organismo. Em alguns casos, o cão pode precisar tomar soro por via intravenosa para combater a desidratação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS