Terça-feira, 30 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 21 de Janeiro de 2024, 13:45 - A | A

Domingo, 21 de Janeiro de 2024, 13h:45 - A | A

Coluna Bem-Estar

Estudo aponta que praticar musculação pode aumentar a expectativa de vida

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Estimular os músculos através de cargas pesadas ajuda a prevenir morte por problemas cardiovasculares e diversos tipos de doenças

Nutthaseth Vanchaichana / iStock

ColunaBem-Estar

..

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, quem pratica musculação e atividades aeróbicas no dia a dia está propenso a viver mais. Aproximadamente 150 mil indivíduos entre 60 e 70 anos de idade foram acompanhados ao longo de 10 anos, cada um com uma rotina física diferente. Os resultados concluíram que aqueles que praticam as duas modalidades de exercício garantiram uma prevenção maior contra vários tipos de doenças.

O estudo aponta que aqueles que praticam só musculação reduziram os riscos de morrer precocemente em 22%. Já quem pratica apenas atividades aeróbicas conseguiu uma prevenção maior, de 34%. Contudo, os melhores resultados foram apresentados por aqueles que praticam ambos, com um risco reduzido em até 47%. A pesquisa também reforça que as mulheres foram mais beneficiadas pela musculação do que os homens.

Apesar de o estudo focar em indivíduos na terceira idade, essas atividades físicas são benéficas para todos os públicos. É recomendado que as pessoas pratiquem tais modalidades diariamente ou de forma distribuída ao longo da semana, garantindo pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos ou 75 minutos de atividades mais intensas. Todos os entrevistados na pesquisa da Universidade de Iowa se encaixavam nesses requisitos.

Os especialistas reforçam que a combinação de musculação com exercícios aeróbicos previne diversos tipos de doenças graves (com exceção de câncer), com destaque para os problemas cardiovasculares. Quem tem essa rotina mais ativa garante um corpo mais magro e musculoso, com ossos fortes e resistentes. O coração também é bastante beneficiado, eliminando diversos riscos que possam afetar suas funções.

Vale ressaltar que não são apenas exercícios realizados dentro da academia que contam. Os pesquisadores apontam que outras atividades mais leves como yoga, pilates e tai chi também promovem benefícios semelhantes. Além disso, há uma parcela de tarefas cotidianas que podem auxiliar, principalmente as que estimulam levantar ou carregar objetos pesados, como sacolas de compras, por exemplo.

Para garantir uma rotina esportiva ainda mais benéfica e segura, é sempre importante contar com a ajuda de profissionais especializados em educação física, fisioterapia e nutrição. Dessa forma, é possível estabelecer treinos que sejam compatíveis com nossa capacidade individual, promovendo uma evolução gradual e evitando possíveis riscos de lesões por sobrecargas e exageros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS