Segunda-feira, 29 de Abril de 2024


Bem-Estar Sábado, 17 de Fevereiro de 2024, 13:45 - A | A

Sábado, 17 de Fevereiro de 2024, 13h:45 - A | A

Coluna Bem-Estar

Conheça as principais tendências de alimentação e bem-estar para 2024

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Consciência ambiental e dietas à base de alimentos orgânicos vêm ganhando força, se destacando em meio às tendências do momento

Jay Yuno / iStock

ColunaBem-Estar

..

Todos os anos, as principais indústrias do mercado global sofrem mudanças baseadas em novas tendências que vão surgindo com o tempo. O setor de alimentação acaba impactando diretamente qualquer assunto relacionado a bem-estar, influenciando diferentes segmentos a criarem produtos e serviços voltados para o que mais vem despertando o interesse do público ultimamente.

Para ficar a par de tudo que já está acontecendo no setor alimentício e o que podemos ver com mais frequência dentro dos próximos meses, confira quais são as principais tendências de alimentação e bem-estar para 2024:

Alimentação

O compromisso com a sustentabilidade vem se reforçando a cada ano, então hoje já é mais comum encontrarmos empresas que se responsabilizam pelo meio ambiente e oferecem produtos mais conscientes. Diante desse cenário, os alimentos orgânicos também vêm ganhando destaque, principalmente devido aos seus aspectos naturais e saudáveis.

Os pratos e opções veganas estão se popularizando cada vez mais, não somente pelas suas propriedades benéficas à saúde, mas também por todo o ideal referente à uma postura amigável com o meio ambiente. O mesmo vale para o movimento “Plant-Based”, que também vem ganhando força no Brasil. De acordo com dados da revista Exame, os alimentos 100% baseados em plantas tiveram um aumento de 42% no faturamento de 2022, ultrapassando a marca dos R$ 821 milhões.

O Plant-Based é um termo usado para descrever dietas que priorizam totalmente plantas e alimentos de origem vegetal, buscando reduzir ou eliminar por completo o que for de origem animal. As frutas, legumes e verduras se tornam o prato principal das refeições, visando proporcionar mais saúde e qualidade de vida.

Bem-estar

Dentre as tendências voltadas para bem-estar, temos as ‘dietas das zonas azuis’, que vem ganhando bastante força em países como Estados Unidos, Japão, Grécia, Itália e Costa Rica. O objetivo é garantir um envelhecimento mais saudável através de uma alimentação à base de vegetais, feijões, frutas e cereais integrais, além de outros hábitos saudáveis como uma rotina fisicamente e socialmente ativa.

A ideia é que, para envelhecer bem, é necessário começar a se cuidar desde cedo. A dieta visa promover hábitos alimentares mais saudáveis entre a população, além de ensiná-los a importância de cuidar da saúde desde jovem. Isso também inclui outros aspectos do cotidiano, por exemplo: quem vive na cidade grande pode pesquisar o preço de purificador de ar para garantir um ar mais limpo e livre de poluentes em sua casa.

A tendência não é somente garantir um bem-estar imediato, mas preservar as melhores condições a longo prazo em nossas vidas.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS