Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Bem-Estar Sábado, 18 de Fevereiro de 2023, 14:48 - A | A

Sábado, 18 de Fevereiro de 2023, 14h:48 - A | A

Coluna Bem-Estar

Como diminuir o sódio da sua alimentação?

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

O excesso de sal pode provocar diversos danos à saúde

iStock

ColunaBem-Estar

O excesso de sódio no organismo pode levar a diversos problemas de saúde como doenças cardiovasculares, problemas nos rins, hipertensão arterial, entre outros riscos. O cérebro também pode sofrer com o grande consumo de sal. Ele pode provocar dor de cabeça, demência e até provocar um AVC. Também existe uma associação entre o consumo excessivo de sódio e a obesidade. Assim sendo, o ideal é usar pouco sal na alimentação ou substituí-lo.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de até 5 gramas de sal por dia. Isso equivale a uma colher de chá. O sódio é um mineral que pode ser encontrado em diversos tipos de alimentos. Ele também é parte da composição do cloreto de sódio (NaCl), que é o sal de cozinha.


O sódio em si não faz mal à saúde. Ele é, na verdade, fundamental para o funcionamento do organismo. Esse mineral ajuda em muitas das nossas funções fisiológicas, como na transmissão nervosa, na contração muscular e no controle da pressão arterial. Portanto, é uma substância necessária em nossa dieta.


Tanto a falta quanto o excesso podem ser prejudiciais. No entanto, o mais comum é o excesso de sal na dieta. Muitas vezes, as pessoas consomem sódio sem perceber, já que ele pode ser encontrado em bebidas como refrigerante e até em doces como a paçoca. Um dos alimentos com maior quantidade de sódio é o macarrão instantâneo. O melhor é fazer o próprio macarrão e preparar um molho mais saudável.


É possível substituir o sal por ervas aromáticas e especiarias. Os temperos frescos adicionam sabor. As papilas gustativas vão se adequando aos novos sabores e conseguem apreciar um alimento bem temperado, ainda que não contenha muito sal.


O glutamato monossódico realça o gosto dos alimentos e pode reduzir em até 37% a quantidade de sódio, sem que haja perda de sabor, ao comparar o preparo de uma receita apenas com sal. O orégano, por sua vez, que é uma erva com sabor forte, além de deixar a comida mais gostosa, apresenta substâncias que melhoram a circulação sanguínea.


Há outros alimentos que também ajudam a controlar o nível de sódio no organismo. O abacaxi, por exemplo, contém dois minerais que ajudam na minimização da quantidade de sódio no corpo. Com essas dicas, será possível moderar o consumo de sódio e ajudar o organismo a funcionar adequadamente.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS