Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Bem-Estar Domingo, 30 de Julho de 2023, 15:25 - A | A

Domingo, 30 de Julho de 2023, 15h:25 - A | A

Coluna Bem-Estar

Bem-estar na casa: pequenas mudanças, grandes impactos na saúde física e mental

Por Laura Fassina

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Crie o refúgio perfeito em casa para alcançar uma vida mais saudável e equilibrada

iStock

ColunaBem-Estar

O ambiente em que vivemos tem um grande impacto em nossa qualidade de vida. É possível investir na própria casa para melhorar o bem-estar no dia a dia. Mudanças simples nos cômodos podem proporcionar hábitos mais saudáveis e influenciar na saúde física e mental.

Criar um espaço para atividades físicas pode fazer com que essas práticas façam parte da rotina. Para tanto, é preciso identificar uma área na casa onde tenha espaço para um tapete para a prática de exercícios como yoga e treino funcional. Equipamentos leves, halteres e bolas de exercícios podem ficar próximos.

Um cantinho de leitura e relaxamento também ajuda a incentivar esse contato consigo mesmo. Uma poltrona confortável, uma estante com livros e uma iluminação suave podem criar uma atmosfera relaxante. Uma manta e almofadas tornam o espaço ainda mais acolhedor.

Os ruídos do lado de fora podem ser uma fonte de incômodo constante. Investir em isolamento acústico pode ser uma boa, principalmente nas grandes cidades. É preciso identificar as áreas da casa mais afetadas pelo ruído externo e procurar soluções para minimizá-lo, como janelas antirruído ou ainda tapetes e cortinas mais pesados.

A escolha das cores das paredes pode melhorar o bem-estar dentro da sua casa. Cores suaves e neutras como tons de azul, verde ou terrosos são conhecidas por promoverem a sensação de calma e relaxamento. Deve-se evitar cores muito vibrantes e estimulantes.

Livrar-se de itens desnecessários e adotar um estilo de vida mais minimalista pode contribuir para a qualidade de vida. Manter apenas os itens essenciais e organizados ajuda a criar um ambiente mais leve e livre de excessos. Fazer uma avaliação criteriosa dos objetos e pertences da casa e desapegar pode trazer uma sensação de alívio.

Investir no conforto da casa é essencial para equilibrar bem-estar e saúde física. Por exemplo, escolha um colchão confortável e adequado para seu corpo, como um colchão de casal D45, que auxilia nas dores de coluna e melhora a qualidade do sono. O lar é o refúgio onde passamos grande parte do tempo, e suas condições podem ter um impacto significativo na nossa qualidade de vida.

É fundamental também considerar a importância de um escritório ergonômico em casa, principalmente para aqueles que trabalham remotamente. Optar por uma boa cadeira que ofereça suporte adequado para a coluna se faz essencial. O monitor também deve estar posicionado corretamente, assim como a altura da mesa. Apoios para os pés ajudam a postura.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS