Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Sábado, 04 de Abril de 2015, 10:13 - A | A

Sábado, 04 de Abril de 2015, 10h:13 - A | A

Fiscalização

Iagro deflagra operação preventiva contra aftosa na fronteira

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de acordo com o site Dourados Agora, deflagrou operação preventiva na fronteira de Mato Grosso do Sul contra a aftosa.

Taciane Peres
Capital News

Iagro inicia monitoramento preventivo e vacinação contra aftosa em fazendas da fronteira de Mato Grosso do Sul. Iagro inicia monitoramento preventivo e vacinação contra aftosa em fazendas da fronteira de Mato Grosso do Sul.

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) de acordo com o site Dourados Agora, deflagrou operação preventiva na fronteira de Mato Grosso do Sul contra a aftosa. Juntamente com o Departamento de Operações de Fronteira (DOF), a Agência vistoria fazendas e faz a contagem do rebanho. O objetivo é coibir a entrada de bovinos de outros países, sem os devidos registros fiscais e de vigilância sanitária, o que poderia comprometer a saúde desses animais.

De acordo com informações da Iagro, o trabalho, que será contínuo a partir de agora, já vistoriou 4 grandes fazendas esta semana nas cidades de Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Bela Vista. Os produtores foram entrevistados e mais de 500 cabeças de gado foram conferidas, já que todas devem estar em registro da Iagro. De acordo com a Iagro, nenhum problema de saúde foi detectado durante essas primeiras vistorias. Porém em uma das propriedades houve a questão de armazenamento errado do gado. O monitoramento também contou com com a Sepaf, Sejusp, Sefaz, Semad.

Vacinação

Também inicia neste mês a agenda de vacinação dos rebanhos bovino e bubalino de Mato Grosso do Sul contra Aftosa. A vacinação tem início pela região de fronteira. A campanha tem até 15 de maio para imunizar todo o rebanho na fronteira. Na região do planalto, a vacinação acontece de 4 de maio a 8 de junho. E na região do Pantanal, a imunização será realizada de 4 de maio até 17 de junho.

Também é obrigatória em todo o Estado a vacinação contra a Brucelose para fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses, com a aplicação de uma única dose da vacina B19, em procedimento que deve ser realizado por um médico veterinário cadastrado na Iagro.

Os produtores têm até 15 dias após o fim do período de vacinação para fazer o registro pelo site da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), no endereço http://www.iagro.ms.gov.br. Maiores informações poderão ser obtidas nos escritórios locais da Agência e pelo telefone 0800 67 9120 (Disque Aftosa).

Agenda

Agenda de Vacinação de Aftosa e Brucelose em Mato Grosso do Sul funcionará da seguinte forma: Região de fronteira – de 1º de abril a 15 de maio, Região do planalto – de 4 de maio a 8 de junho. Na região do Pantanal – 4 de maio a 17 de junho.

Exportação
Depois da soja, agora as carnes podem ser o próximo produto brasileiro a assumir papel preponderante nas exportações para a China. especialistas afirmam que produtos como a proteína bovina tem potencial para dobrar o volume de negócios nos próximos anos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS