Passados dois anos, moradores do Bairro Jardim Anache (extremo norte de Campo Grande) estão livres de um problema. A cratera que consumiu grande trecho da Rua Lino Vilachá foi tapado e a região recebeu revitalização.
Na manhã desta sexta-feira (6), o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) inaugurou a galeria de tubulações para drenagens que devem evitar enchentes – que teriam causado o desastre em 2008, após fortes chuvas na época.
Foi um ano de obra e investimentos de R$ 10 milhões. Mas, faltam algumas fases para ser concluída totalmente, segundo o secretário de Obras, Antônio de Marco. Segundo ele, ainda resta implantar 50 mil metros quadrados de pavimentação nos bairros da região, o Jardim Columbia e o Jardim Anache, algo que deve ser iniciado em breve.

Foto: Deurico/Capital News

Rotatória com sistema de drenagem ocupa lugar antes invadido por cratera
Foto: Deurico/Arquivo Capital News
Três bacias de detenção de águas pluviais foram implantadas. As estruturas são grandes, com pisos de concreto e “paredes” de pedra. Conforme De Marco, elas retêm a água que vem da chuva, a comportam por um determinado tempo e as liberam no Córrego Botas com menos intensidade. “Ela vai para o córrego limpa porque os sedimentos ficarão aqui [na bacia] e com menos velocidade porque era a velocidade alta que fazia aquele estrago todo”, explica o secretário.
Na continuidade do Botas, foram construídas 21 barragens.
Árvores locais, como o guanandi, são plantadas às margens do córrego para tentar acabar com erosões.


Irmã Silvia pede providência a secretário por segurança na bacia
Fotos: Deurico/Capital News
São Julião com novo acesso
A cratera “engoliu” toda a pista da Lino Vilachá entre o Hospital São Julião e a Escola Municipal Nazira Anache.
O Capital News acompanhou a história. Em uma das reportagens, irmão Silvia, diretora do hospital reclamava da falta de acesso ao estabelecimento. Agora, após as modificações, sua preocupação é outra.
Ela quer saber o que a Prefeitura fará para evitar acidentes na bacia construída para reter água. “Vem muita criança aqui. Tem que ter uma proteção para este local”, solicita ao secretário Antônio De Marco.
A resposta é de que uma cerca será coloca em toda a extensão da bacia. Mas, ela ainda se preocupa: “Não sei ainda se só cerca funciona.”


Plntas típicas como o guanandi irão impedir processo de erosão; Bacia servirá para comportar água da chuva e levá-la ao Córrego Botas com menos velocidade e força
Fotos: Deurico/Capital News
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
18/03/2010 - 13:56
"Buraco do São Julião” ainda não foi tapado
Reportagem Especial - 01/02/2010 - 09:23
São Julião: de abrigo para isolados da sociedade a referência de tratamento na América Latina
06/08/2010 - 18:10
Obra precisa de retirada de postes para continuar
Imagem do Dia - 06/08/2010 - 17:52
Evento comemorativo ao aniversário da Capital reúne atual e ex-prefeitos
06/08/2010 - 17:40
Desfile de carros antigos marca manhã comemorativa aos 111º anos da Capital
06/08/2010 - 17:27
Ônibus onde estava prefeito bate em moto
06/08/2010 - 17:13
Capital tem 100 obras orçadas em R$ 258 mi
06/08/2010 - 15:24
Nelsinho pede voto para Dilma Rousseff, mas afirma não subir em palanque nem de Temer
06/08/2010 - 15:10
Prefeitura desapropriará partes de imóveis para revitalizar Avenida Júlio de Castilho
06/08/2010 - 08:21
Intermodal de Cargas da Capital deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2011
06/08/2010 - 07:21
Café da manhã vai reunir ex-prefeitos da Cidade Morena