O governo de Mato Grosso do Sul decretou hoje (13), por meio de publicação no Diário Oficial do Estado, situação de emergência em Corumbá devido aos danos na ponte sobre o Rio Paraguai, que no domingo passado (8) uma embarcação de aproximadamente 70 toneladas de minério colidiu com uma das colunas de concreto da ponte, causando um deslocamento de 11 centímetros em uma das partes da via.
Na segunda-feira (9), o governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), esteve pessoalmente no local, juntamente com uma equipe da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para avaliar a situação. A colisão foi a 70 quilômetros de Corumbá na rodovia BR-262.
A medida adotada leva em consideração que a BR-262 é o único acesso rodoviário ao Município de Corumbá, e que em decorrência do evento a transposição do rio por meio da ponte passou a ser parcial, limitando a velocidade dos veículos a 40 km/h, e para os veículos com mais de três eixos a uma distância mínima entre eles de 100 metros, e proibindo o tráfego de caminhões carregados com minério de ferro.
Uma das maiores fontes de minério de ferro do Brasil está localizada em Corumbá e o rio Paraguai é a mais importante rota de transporte fluvial desse produto. A ocorrência levou a Marinha do Brasil a interditar a navegação no local do acidente, impossibilitando assim a passagem de novos comboios de barcaças.
Ainda segundo o decreto, a empresa Garambone Projetos e Consultoria Ltda., projetista da ponte, fez a inspeção e ressaltou que um novo impacto sobre um dos apoios poderá causar o colapso do trecho central da ponte, causando a interrupção por mais de 8 meses. O Decreto entra em vigor hoje, e deve vigorar pelo prazo de 90 dias.
Por Gilmar Hernandes - Capital News (www.capitalnews.com.br)
Veja também:
13/05/2011 - 09:46
Recuperação da ponte em Corumbá deve custar entre R$ 6 e R$ 8 milhões
09/05/2011 - 19:15
Tráfego na ponte sobre o Rio Paraguai está liberado para caminhões e carretas
09/05/2011 - 12:30
Técnicos da Agesul vão avaliar situação da ponte em Corumbá
09/05/2011 - 08:37
Trânsito na ponte Rio Paraguai é liberado parcialmente após colisão de embarcação