Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Saúde Sábado, 10 de Novembro de 2007, 11:59 - A | A

Sábado, 10 de Novembro de 2007, 11h:59 - A | A

Suspensos seis medicamentos e outros produtos

Assessoria de imprensa da Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta sexta-feira (9), a suspensão da fabricação, distribuição e comércio de seis medicamentos fabricados pela Laboris Farmacêutica (RE 3492), do Rio de Janeiro (RJ).

Os medicamentos Mevilip 20mg, Zidimax 500mg, Zidimax 1000mg, Cardvita H 100/25mg, Prenilan RTD 20mg e Cozib 500mg apresentaram alterações em suas fórmulas, não aprovadas pela Agência.

Nesta semana, a Agência também suspendeu o comércio e uso do lote nº011051 do Lava-Louças Neutro Ypê 500ml. O produto apresentou resultado insatisfatório no Ensaio de Contagem total de Bactérias Aeróbias (número de bactérias acima do permitido).

Registro
A Anvisa determinou ainda, durante esta semana, a suspensão da fabricação, comércio e uso de produtos fabricados por nove empresas de todo país, por não possuírem registro.
Entre eles está o produto Baraticida Pó Fenômeno (RE 3489), fabricado por Wilson Viotti Júnior (Química Industrial Fenômeno), do município de Viradouro (SP); e o produto Helm -Test® diagnóstico e controle das verminoses, fabricado pela Labmaster – Indústria e Comércio de Produtos para Laboratórios (RE 3490), de Belo Horizonte (MG).

Estão suspensos ainda o produto Procurves, de fabricante e importador desconhecidos (RE 3491); todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pela empresa Polybrin Comércio e Indústria de Materiais de Limpeza (RE 3466), de Belo Horizonte (MG); e o produto ST Clin- Limpador de Sistema de Ar Condicionado, fabricado pela empresa Santec Indústria e Comércio de Peças Automotivas – Clinset (RE 3467), de São Paulo (SP).

Também não possuem registro os Sabonetes Cremosos Argila, Juá, Copaíba & Anis Estrelado, Aroeira e Alecrim, da empresa Carlos Vieira de Avelar (RE 3468), de Fortaleza (CE); e todos os saneantes fabricados pela empresa Indústria e Comércio de Velas Nossa Senhora da Piedade (RE 3471), de Lagarto (SE).

A Agência suspendeu ainda, por não possuírem registro, todos os produtos sob vigilância sanitária fabricados pelas empresas Irmãos Gonçalves Produtos de Limpeza (RE 3472), de Sete Lagoas (MG) e pela empresa João Paulo de Sousa Barroso (RE 3470), de Itapipoca (CE).

Serviço
A suspensão de um ou de todos os lotes de determinado produto é definitiva e tem validade imediata, após divulgação da medida no Diário Oficial. O recolhimento (retirada do mercado) é de responsabilidade do fabricante.

Em caso de suspeita, o cidadão deve entrar em contato com a vigilância sanitária local ou ligar para o Disque Saúde, por meio do serviço telefônico gratuito 0800-61-1997.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS