A Santa Casa de Campo Grande – maior hospital de Mato Grosso do Sul - retomará parcialmente a partir desta segunda-feira (8), as cirurgias eletivas da instituição.
A retomada foi acertada durante reunião nesta quinta-feira (4) entre o Diretor Clínico da Santa Casa de Campo Grande, Dr. Carlos Barbosa, e os representantes dos médicos residentes. O retorno foi uma decisão tomada junto aos chefes de serviço para contemplar os programas de Residência Médica do Hospital.
O Diretor afirma que as negociações com a Prefeitura da Capital e com a Secretaria Municipal de Saúde já estão avançadas, mas enquanto não se define a situação, 180 procedimentos cirúrgicos e eletivos serão realizados por mês, cerca de 45% das 400 cirurgias eletivas realizadas antes da paralisação.
Hoje na Santa Casa existem 11 especialidades na residência médica: Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Neurocirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Oftalmologia, Psiquiatria, Urologia e Medicina Intensiva.
As cirurgias eletivas estão suspensas desde o dia 12 de janeiro. A paralisação se dá por uma reivindicação do Corpo Clínico para adotar a tabela de Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) nos procedimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a volta parcial das cirurgias eletivas, o agendamento para a 1ª consulta no Ambulatório também será retomado. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Santa Casa)