Mato Grosso do Sul receberá 16 ambulâncias do Ministério da Saúde para aumentar a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Serão contempladas 12 cidades. A previsão, segundo a instituição federal é de que os veículos sejam entregues até agosto.
A cerimônia oficial do anúncio das aquisições foi realizada nesta quinta (25), pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão (PMDB).
Todas as unidades da federação serão beneficiadas. Ao todo, o investimento na compra das 2.312 ambulâncias é de R$ 256,4 milhões. O governo Federal repassará ainda aos Estados R$ 719,1 milhões por ano para o custeio das atividades.
Conforme assessoria do Ministério, as 650 unidades da primeira remessa custaram R$ 75,8 milhões e os estados e os municípios receberão R$ 97,5 milhões por ano para manutenção do serviço. Caberá aos governos locais contratar as equipes e colocar as ambulâncias em funcionamento.
Em Mato Grosso do Sul, com as 16 unidades, o Samu passará a uma cobertura de 64,13%, atingindo cerca de 1,5 milhão de pessoas. Com os novos veículos, a frota do Estado quase dobrará (aumento de 94,12%) e chegará a 33 veículos. As ambulâncias estão divididas no Estado, assim: Campo Grande e Corumbá com quatro; e, com uma cada, Aquidauana, Coxim, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.
Todas as ambulâncias são de Suporte Básico de Vida (USB). Nas próximas remessas, o Ministério da Saúde distribuirá veículos de Suporte Avançado de Vida (USA), conhecidos como UTI Móvel. Do total da compra de 2.312, cerca de 400 são UTI Móvel e o restante, USB.
De acordo com assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, o responsável pela pasta afirma que a instituição “está dando um passo importante em direção à universalização do Samu”. “As novas ambulâncias vão expandir as ações do programa, ao garantir um atendimento de qualidade a uma parcela maior da população. O aumento da frota melhora o tempo de resposta médica e torna a assistência cada vez mais ágil”, afirma , ainda segundo assessoria.
As 1.488 ambulâncias do Samu podem atender a106 milhões de pessoas – 55% da população do País. Com as 650, o índice de cobertura passará para 67,7% (130 milhões de pessoas). A meta do governo Federal é universalizar o serviço. Até o fim de 2010, ele chegará a 162,7 milhões de pessoas. O número de veículos para atendimento de urgência no país mais que dobrará com a distribuição das 2.312, chegando a 3.800 unidades em funcionamento no país.
O Ministério da Saúde dará continuidade ao cronograma de entrega das novas ambulâncias após a entrega das 650. A distribuição das primeiras unidades seguiu critérios técnicos. Tiveram prioridade as cidades que apresentaram projetos avançados para a expansão e implantação de centrais de atendimento do Samu; as áreas beneficiadas pelo Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil (região Amazônica e Nordeste); e Territórios de Cidadania, regiões de baixo índice de desenvolvimento, que apresentam agricultura familiar, população quilombola ou indígenas, ainda segundo assessoria.
Embora as 650 ambulâncias sejam distribuídas a 573 cidades, elas beneficiarão uma região muito maior.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)

