Desde esta terça-feira, 21 de julho, um menino de 8 anos de idade está internado na Santa Casa da Capital por complicações provocadas pela gripe suína. Ele veio transferido de Ponta Porã (cidade que faz fronteira com o Paraguai), cidade onde mora. Conforme assessoria do hospital, ele deve ficar isolado por 14 dias.
O garoto tem problemas no coração, que foram agravados pela doença causada pelo vírus Influenza A H1N1 (nome científico para a gripe suína).
Ele chegou a ser tratado no Paraguai, país onde seis pessoas já morreram desde o surgimento da nova doença. No Brasil, somente em Mato Grosso do Sul, quatro casos já foram confirmados, todos já curados.
Conforme informações repassadas à imprensa internacional pelas autoridades paraguaias, são 150 casos confirmados no país vizinho, e outros 1.300 suspeitos.
Por lá, o presidente Fernando Lugo, ordenou a extensão das férias da gurizada nas escolas por pelo menos mais uma semana, para evitar aglomerações de pessoas, que aumenta muito as chances de contágio.