A Vigilância em Saúde do Estado confirmou hoje, 2 de julho, o primeiro caso confirmado de gripe suína em Mato Grosso do Sul. A paciente é uma comerciante da Capital que fez viagem há pouco para o exterior [o País não foi informado]. A identidade dela foi mantida em sigilo.
Ela já está bem, segundo o diretor de Vigilância em Saúde do Estado, Eugênio de Barros, em entrevista concedida à jornal Bom Dia MS. “Ela voltou dia 21 e dia 22 de junho apresentou tosse forte foi ao serviço de saúde Santa Casa e passaram xarope e no mesmo dia piorou e foi confirmado em laboratório que trata-se da nova gripe”, disse.
O diretor completa que é importante tomar cuidados como ela tomou. “Várias pessoas não querem fazer isolamento. Ela informou parentes para não visitar estudantes licença para não ir às aulas. A pessoa já está em casa. Quando há manifestação a transmissão, em hipótese já ocorreu, mas neste caso, nenhum dos familiares apresentou sintomas”.
“Ela está liberada completamente, está muito bem”, explicou. O caso foi divulgado somente hoje “porque o resultado chegou à noite de ontem”, disse ele .