Campo Grande Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Saúde Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 07:38 - A | A

Segunda-feira, 10 de Novembro de 2008, 07h:38 - A | A

Casa da Saúde disponibiliza medicamentos para doenças graves

Da Redação (JG)

A rede pública de saúde de Mato Grosso do Sul conta com farmácias nos postos de saúde e nos hospitais que dispõe dos medicamentos utilizados nos casos mais comuns. Entretanto, algumas doenças precisam de fórmulas especificas, e, muitas vezes, com custo elevado, o que dificulta o acesso das pessoas mais carentes. Sendo assim, a Secretaria de Saúde (SES) conta com a Casa da Saúde para distribuir os remédios para o tratamento de enfermidades mais complexas.

Por meio de portaria do Ministério da Saúde, a Casa da Saúde recebe os medicamentos utilizados no tratamento de doenças como asma, diabetes (exceto insulina), epilepsia, Mal de Alzheimer e de Parkinson, anemias, artrite e reumatismo, e para casos de doenças causadas pelo vírus HIV e no pós-tratamento para pacientes que receberam órgãos transplantados.

A coordenadora da Casa da Saúde, Vera Lúcia Gianotti explica os procedimentos para ter acesso aos remédios. “O paciente vem até a Casa da Saúde e retira um protocolo com os exames necessários e o formulário do laudo médico. Depois, ele procura um profissional de medicina e este, após pedir os exames necessários para cada caso, emite o parecer solicitando o medicamento”.

Vera lembra que a portaria do Ministério exige certas condições para cada doença. "Mesmo com o parecer favorável do médico, caso a pessoa não atenda aos critérios do Ministério, não há como disponibilizar os medicamentos", reforça a coordenadora.

A Casa da Saúde fica na Avenida Afonso Pena, 3.457, no Centro. Mais informações pelo telefone 3322-1700.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS