Divulgado hoje, 17, pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), o mais recente boletim sobre casos de contaminação pelo vírus influenza A H1N1 (o da gripe suína) em Mato Grosso do Sul apresenta 317 notificações em 44 municípios. Destes, 80 foram descartados, 174 são suspeitos e 47 casos confirmados da doença (sendo dois de pessoas que moram em São Paulo e passavam por aqui).
Em relação ao total de confirmações por gripe sazonal (dentre os municípios do Estado), são 18 confirmações, além de mais duas de pessoas oriundas também de São Paulo.
A cidade com mais casos continua sendo Campo Grande, com 79 notificações e 29 confirmações. Dourados aparece na segunda posição, com nove confirmações. Os demais municípios onde há caso de confirmação são: Anaurilândia (2); Corumbá (3); Costa Rica (1); Fátima do Sul (1); Eldorado (1); Iguatemi (1); Itaquiraí (1); Mundo Novo (3); Ponta Porã (3); São Gabriel do Oeste (3); Sidrolândia (2); e Três Lagoas (6).
Os mais afetados são os pacientes com idade entre 20 anos e 49 anos; são 31 casos confirmados. Os menos afetados são os com menos de um ano e com mais de 65 anos; nenhum caso registrados. Antes, o número de mulheres afetadas era bem maior que o número de homens; agora, são 25 mulheres e 22 homens, números bem mais parelhos.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)