Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 13 de Maio de 2025


Rural Sábado, 18 de Outubro de 2008, 08:54 - A | A

Sábado, 18 de Outubro de 2008, 08h:54 - A | A

ZAV terá 11 novos postos de fiscalização

Da redação (LM)

A assinatura da ordem de serviço para construção de 11 novos postos de fiscalização agropecuária na Zona de Alta Vigilância será realizada nesta segunda-feira (20), na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande. O evento aproveita o início da vacinação contra a febre aftosa para lançar as novas obras.

Atualmente, já existem 13 postos de fiscalização em funcionamento, e os novos vem se somar às atividades desenvolvidas. “Esses novos locais complementam as ações de fiscalização e de trânsito de animais na região de Alta Vigilância. Isso traz estrutura e mais qualidade ao serviço realizado”, afirma Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro).

Os postos serão instalados nos municípios próximos ou que fazem fronteira com o Paraguai e a Bolívia, sendo três em Corumbá, dois em Tacuru e um posto em cada um dos seguintes municípios: Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Jardim, Paranhos e Ponta Porã. Ao todo, serão investidos R$ 147.310,13 na construção dos novos postos.

O calendário de vacinação contra a aftosa foi antecipado e começa nesta segunda-feira (20), obedecendo aos critérios de cada região. No Planalto, a vacinação começa em 20 de outubro e segue até 20 de novembro. A aplicação de doses contra a aftosa no Pantanal tem início também em 20 de outubro e vai até 5 de dezembro. Já na ZAV, a vacinação termina em 20 de dezembro, também começando na próxima segunda-feira (20).

Depois de imunizar, o produtor terá o prazo de, no máximo, 15 dias para registrar os animais. Atualmente, o Estado conta com um rebanho de 21 milhões de cabeças de gado. A solenidade de assinatura da ordem de serviço terá as presenças da secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; e do diretor presidente da Iagro, Roberto Rachid Bacha, entre outros.

A Embrapa Gado de Corte está localizada na BR 262, quilômetro 04, na saída para Aquidauana. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS