Campo Grande Quinta-feira, 23 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2008, 10:29 - A | A

Quinta-feira, 04 de Dezembro de 2008, 10h:29 - A | A

Vacinação contra aftosa vence amanhã no Pantanal

Da redação (LM)

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul foi iniciada em 20 de outubro. No Planalto, a aplicação das doses foi concluída no dia 20 de novembro, e no Pantanal seguem até sexta-feira (5). A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) apresenta as últimas informações sobre a vacinação.

No Pantanal, a expectativa era vacinar 750 mil animais. Porém, até esta terça-feira (2), já foram comercializadas 772 mil, dada a época do ano, quando são registrados muitos nascimentos. Após o período de vacinação, os produtores têm até 15 dias para informar os dados para a Iagro.

Na região do Planalto, a vacinação já foi concluída em 20 de novembro, mas os produtores têm até 5 de dezembro para informar a agência de defesa sanitária. Assim, já foram comercializadas 17.927 doses da vacina, e 17.671 já foram registradas, o que representa 98%.

Por fim, na Zona de Alta Vigilância (ZAV) a vacinação foi iniciada em 20 de novembro e segue até 20 de dezembro. Na região, serão vacinados cerca de 700 mil animais. Municípios como Japorã e Paranhos estão em fase de conclusão da vacinação. “Isso sinaliza de que conseguiremos cobrir 100% da ZAV até dia 20”, comenta Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro.

A ZAV é composta pelos municípios de Bela Vista, Antonio João, Caracol, Coronel Sapucaia, Mundo Novo, Eldorado, Porto Murtinho, Ponta Porã, Paranhos, Japorã, Aral Moreira e por Corumbá, que já está inserida na Zona de Alta Vigilância, cobrindo assim toda a fronteira de Mato Grosso do Sul com Paraguai e Bolívia. (Notícias MS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS