Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Agosto de 2025



Rural Quarta-feira, 29 de Maio de 2013, 14:28 - A | A

Quarta-feira, 29 de Maio de 2013, 14h:28 - A | A

Produtividade e preços elevam o PIB da agropecuária em 17% em relação ao ano passado

Beatriz Cruz - Especial para o Capital News (www.capitalnews.com.br)

O desempenho do setor agropecuário tem sido impulsionado pela valorização dos preços internacionais das principais commodities agrícolas e pelo aumento da produtividade e da produção das lavouras. “Mais uma vez a agropecuária brasileira se revela o motor da economia do País e mostra em números sua força, puxando para cima o desempenho da economia brasileira. O agronegócio garantiu o PIB do primeiro trimestre de 2013 positivo”, afirma a presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu.

O PIB da agropecuária subiu 17% no primeiro trimestre de 2013, na comparação com igual período de 2012, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao quarto trimestre de 2012, o crescimento do PIB do setor foi de 9,7%. A presidente da CNA lembra que a colheita da maior parte das lavouras da safra de verão acontece nos primeiros meses do ano, o que refletiu positivamente no resultado divulgado hoje.

No acumulado deste ano, a expectativa é que o setor agropecuário cresça cerca de 9%, assim sustentando o desempenho do agronegócio como um todo na casa dos 4,5% a 5%, o que aponta para a recuperação das perdas causadas por problemas climáticos em no ano passado. Os resultados de 2013 espelham o cenário favorável de preços no período de plantio, justificado pelas perdas de safra no hemisfério norte no segundo semestre do ano passado.

Para a CNA, a expectativa continua positiva para o ano, tendo em vista as sinalizações do Governo federal para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2013/2014, a ser anunciado na terça-feira (04/06) pela presidente da República, Dilma Rousseff. “Com o plano, esperamos que o governo solucione problemas estruturais que impedem um crescimento ainda maior do setor agropecuário”, afirma a presidente da CNA. Segundo ela, medidas para ampliar a capacidade de armazenagem da safra, criação de uma agência de extensão rural e ampliação da cobertura do seguro agrícola, além da expansão do crédito rural, garantirão a continuidade do ciclo de expansão da agropecuária brasileira em 2014.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS