Sete estados brasileiros, além de produtores de outros países, estão representados na maior feira in door do mundo com gado da raça nelore. São 550 animais a serem leiloados na Expoinel MS 2011, que começou na noite dessa segunda-feira (8), no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. A expectativa é movimentar entre R$ 20 milhões e R$ 25 milhões com leilões e vendas de produtos em estandes.
Em pronunciamento na abertura, o presidente da Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore), Guilherme Bumlai, destacou importantes projetos da entidade – que promove o evento –, o compromisso do produtor com o meio ambiente, além do grande potencial ainda do mercado pecuário para as próximas décadas, citando a participação do agronegócio no PIB nacional (30%).
Estudo recente da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) estima que nos próximos 30 anos a população mundial aumentará em 2,3 bilhões de pessoas, mas a produção de alimentos deverá crescer 70%, o que equivale a 1 bilhão de toneladas de grãos e mais de 200 milhões de toneladas de carnes.
“Aprendemos com o tempo que a fazenda é uma empresa e para isso implantamos sistemas de gestão. O criador hoje se preocupa em investir nas ferramentas modernas de seleção. Contrata serviços de inseminação artificial, realiza na fazenda técnicas como transferência de embriões e inseminação artificial em tempo fixo, que facilita o manejo na propriedade. Também adquire tecnologias como os marcadores moleculares e está cada vez mais adepto a Programas de Melhoramento Genético, sem se esquecer de preservar a área da fazenda prevista em lei”, destaca Bumlai.
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrisul), Francisco Maia, também esteve presente na abertura e falou da importância da feira para o Estado, e informou que a entidade incentiva todas as raças. “Aqui na feira, estão os melhores animais. Somos os maiores exportadores de carne do Brasil, a feira demonstra a força da nossa economia”, ressalta.
O ex-senador e pecuarista Cícero de Souza, presidente do Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul fez coro ao discurso, afirmando que tem visto muitas pessoas famosas e respeitáveis lutando para mostrar a todos os cidadãos a importância do produtor rural diante da crescente demanda mundial por alimentos e deixar claro o respeito da atividade com o meio ambiente. Disse ainda que “a história de Mato Grosso do Sul é feita de pessoas fortes e batalhadoras, muitas delas criadores que através da pecuária ajudaram a elevar o nome e a economia do Estado”.
Ao fim da solenidade, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, fez questão de ressaltar a importância da exposição para a capital e região. “Não é fácil realizar um evento deste porte; mesmo assim, a Nelore MS o viabilizou. E a Prefeitura Municipal, com certeza, dará todo o apoio necessário, é uma feira que enche de orgulho a nossa cidade e o nosso Estado”.

Abertura contou com representantes do governo e de instituições do setor pecuário e empresarial, como Famasul, Seprotur, Fiems, Sebrae, Acrissul, Sindicato Rural de Campo Grande e Ministério da Agricultura
Foto: Isabela Carrato/Capital News
Há uma melhora também para outros setores da economia municipal, garante o prefeito: “Faz com que nós tenhamos visibilidade, enche hotéis e movimenta a economia.” Nelsinho, juntamente com os presentes no recinto, ganhou a terceira edição do livro comemorativo sobre o evento, cuja obra lançada em 2010 foi premiada no Festival Brasileiro de Publicidade deste ano.
Os empresários do ramo estão bem animados com a exposição, as empresas parceiras (Tortuga e Socil) irão promover palestras abertas para o público. A Tortuga tem foco acadêmicos de agronomia e medicina veterinária. O palestrante Lessandro de Andrade Dossi, falará sobre o confinamento bovino de corte abordando os resultados práticos conquistados pelos clientes e quais são os desafios para o próximo ano no setor, com objetivo de mostrar para os futuros profissionais a realidade prática da pecuária de corte.
Já o palestrante Ayrton Luiz Bender, abordará o tema Produção de Bovinos de Corte, com ênfase em mineralização (suplementação de minerais) e os aspectos econômicos e a viabilidade de uso dos minerais para uma bovinocultura econômica e eficiente.
Claudia Melo Gárcia, representante da Allimenta, conta que a empresa de suplementos está na feira para mostrar a tecnologia avançada em produção de ração. “Nosso estande não é um ponto de venda aqui na feira e sim um ponto de contato e suporte para os nossos clientes.”
A Expoinel MS 2011 segue até o dia 13 de novembro, com leilões de nelore elite, julgamentos, palestras. Além outras novidades, como o lançamento da Expogen MS: evento especializado em genética de animais, que reúne criadores e profissionais do setor e que começa nesta quarta-feira (9), às 15h, no Auditório do Albano Franco. A mostra genética de touros e matrizes provados tem início no ano que vem, durante mais uma edição da Expoinel Indoor.

Organizadores da feira pretendem mostrar o compromisso do produtor com o meio ambiente
Foto: Isabela Carrato/Capital News
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Nelore MS)