Campo Grande 00:00:00 Sábado, 23 de Agosto de 2025



Rural Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2011, 19h:15 - A | A

MS vai sediar Congresso Brasileiro do Leite

Carlos Orácio - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Mato Grosso do Sul já se prepara para receber V Congresso Brasileiro da Qualidade do Leite que vai acontecer em 2012 na Capital. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Leite de Mato Grosso do Sul (CSPL/MS) promove encontros, a cada quatro meses, entre as instituições setoriais e a imprensa estadual para repassar informações sobre a atual situação do setor lácteo sul-mato-grossense. Os eventos trazem em suas programações uma série de palestras, antecedendo os preparativos para realizar bem o congresso.

Para o Sebrae/MS, solidificar e qualificar o setor contribui com a permanência do homem no campo e fortalece a economia sul-mato-grossense. "O crescimento de empreendedores na atividade vem sendo contínuo nos últimos anos. Hoje, cerca de 60% dos produtores rurais do Estado atuam no setor lácteo, sendo que destes a maioria é de agricultores familiares", destaca o gerente de agronegócio do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria.

Segundo o IBGE (2010), os dados do último Censo Agropecuário evidenciam que a produção de leite em Mato Grosso do Sul é oriunda de 23.970 propriedades, o que representa cerca de 40% de todas as propriedades rurais do Estado. Destas citadas, cerca de 70% são caracterizadas como propriedades leiteiras de origem familiar.

No que diz respeito à distribuição fundiária, ressalta-se que cerca de 72% das propriedades possuem até 50 hectares e 82% produzem até 200 litros de leite por dia.

Estima-se que a pecuária leiteria no Estado empregue, tanto na forma familiar quanto empresarial, cerca de 74 mil pessoas, o que representa 35% da força de trabalho presente no campo.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS