Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Rural Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009, 11:13 - A | A

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009, 11h:13 - A | A

Mapa divulga calendário nacional de vacinação contra aftosa

Da Redação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou em seu site o calendário nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2009. A maioria dos estados (AC, AP, AM, BA, ES, GO, MA, MG, MT, MS, PA, PI, PR, RJ, RO, RS, SP, SE e TO) e o Distrito Federal devem vacinar o rebanho de bovinos e bubalinos nos meses de maio e novembro. Outros estados (AL, CE, PB, PE, RN e RR) vacinam nos meses de abril e outubro.

Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, em fevereiro, a Zona de Alta Vigilância realiza vacinação dos animais de 0 a 12 meses. Em junho e de 20/11 a 20/12 a ZAV vacina todo o rebanho bovino e bubalino.

Para as outras áreas acontece em maio a imunização dos animais com idade abaixo de 24 meses. E em novembro é feita a vacinação de todo o rebanho.

Também no Estado, os proprietários de bovinos ou bubalinos localizados em fazendas pantaneiras têm a opção de vacinar todo o rebanho ou em maio/junho (01/05 a 15/06) ou em novembro/dezembro (01/11 a 15/12).

Sul do Brasil e Amazonas

O estado de Santa Catarina é livre de febre aftosa sem vacinação. O Rio Grande do Sul, que vacinava nos meses de janeiro (todo o rebanho) e junho (animais com idade abaixo de 24 meses), passará a imunizar o rebanho em maio e novembro. A mudança atende um pleito do serviço veterinário e dos criadores do estado e unifica a vacinação do Rio Grande do Sul com os estados da zona livre de febre aftosa do Brasil e com o Uruguai. O Paraná continuará a vacinar bovinos e bubalinos em maio e novembro, sendo que, a partir de 2009, a etapa de maio será voltada apenas para os animais com idade abaixo de 24 meses.

Em doze municípios do Amazonas, na região da calha do rio Amazonas, será realizada vacinação no período de 16 de fevereiro a 31 de março e o recadastramento dos rebanhos de bovinos e bubalinos. A ação faz do Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA.

Confira no site do Mapa o calendário nacional de vacinação contra aftosa. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS