O governo divulga, na próxima segunda-feira (15), o levantamento da safra de cana-de-açúcar 2008. Os números do terceiro e último trabalho de campo feito neste ano, entre os dias 2 e 22 de novembro, será apresentado pelo presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Wagner Rossi, e pelos diretores de Logística e Gestão Empresarial, Sílvio Porto, e de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alexandre Strapasson.
No último anúncio, feito em agosto, a indústria sucroalcooleira apresentou uma estimativa de esmagamento de 558,72 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Esse volume é o maior da história e supera em 11,4% o montante processado em 2007, que alcançou 501,54 milhões de toneladas.
Para fazer a pesquisa a ser anunciada segunda-feira, a Conab enviou 53 técnicos a 388 unidades do setor, entre usinas, destilarias e entidades de classe.
Neste ano, o complexo sucroalcooleiro foi um dos cinco principais responsáveis pelo avanço das exportações do agronegócio brasileiro.
A apresentação do levantamento da safra será às 11h no edifício da Conab, em Brasília.