O deputado estadual Zé Teixeira (DEM) ocupou a tribuna nesta quarta-feira (5), para parabenizar o produtor rural e reforçar a importância da classe para o desenvolvimento econômico do Estado, em menção ao Dia do Produtor Rural em Mato Grosso do Sul, que será comemorado no próximo dia 10 de outubro.
“O produtor tem muito a comemorar pela sua garra, determinação, persistência para produzir e levar o alimento à mesa das famílias brasileiras. Esta data é uma forma de reconhecermos o trabalho desde o pequeno ao mais graduado produtor, que mesmo sem uma política consistente, problemas climáticos, competitividade do mercado europeu que recebe subsídios, a produção de alimentos continua crescendo e o Brasil liderando o superávit comercial no agronegócio, impulsionando nossa economia”, destaca.
Teixeira também citou dados recentes do Ministério da Agricultura que mostram que o setor registrou um saldo comercial recorde de US$ 71,98 bilhões, nos 12 meses encerrados em agosto. Líderes no ranking de exportação, os EUA estimam um saldo de US$ 42,5 bilhões para o ano encerrado no último dia 30, um resultado 40% inferior ao brasileiro.
De acordo com Teixeira, é imprescindível melhorar a distribuição de terras para diminuir a pobreza, o assentado necessita além de assistência técnica, implementos agrícolas e maquinários para que possam contribuir com a produção do país. “É preciso olhar com mais atenção o setor produtivo e respeitar o homem do campo. Com a tecnologia avançada que temos, é possível produzir mais em menos hectares, preservando o meio ambiente”, ressaltou.
A data foi instituída há 11 anos através da Lei nº 2.141/00 de autoria dos deputados estaduais Zé Teixeira (DEM), Jerson Domingos (PMDB) e co-autor Paulo Corrêa (PR), com objetivo de homenagear a todos os produtores que lutaram pela divisão de Mato Grosso do Sul. Este é um dia para comemorar o valor e a importância que o produtor tem para toda a nação. “Quando o homem do campo está bem, a economia da cidade vai bem”, finalizou.
Em aparte o deputado Márcio Monteiro (PSDB) parabenizou o parlamentar pela iniciativa e por sempre atuar na defesa do setor produtivo. “Nada mais justa esta homenagem a quem faz toda a diferença para o nosso país, mesmo perante às dificuldades que enfrentam na lida”. (Com informações da Assessoria)