Quarta-feira, 04 de Junho de 2008, 16h:22 -
A
|
A
Lavoura mapeada via satélite
Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) (DA)
Na busca constante por economia e ganhos de produtividade na lavoura, produtores têm à disposição uma ferramenta a mais para auxiliar no gerenciamento da lavoura: as imagens de satélite. É uma das tecnologias que compõem a agricultura de precisão e vem sendo cada vez mais empregada principalmente por proprietários de áreas muito extensas.
A tecnologia envolve a geração de mapas de produtividade a partir de imagens obtidas por satélites. Com esses dados, o produtor vê no mapa pontos onde há menor produtividade e investiga, no campo, o problema. "A imagem de satélite gera dados. Interpretada, vira informação que, sistematizada, vira mapas para orientar o produtor", diz o chefe de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Monitoramento por Satélite, Alexandre Coutinho.
Segundo o pesquisador, áreas muito extensas dificilmente têm o mesmo potencial. "A vantagem da tecnologia é que o produtor localiza pontos deficientes para uniformizar a produção", explica. "É uma maneira de mapear o solo e corrigir o problema no local certo." (Estado de São Paulo)