Terminou ontem (13) o Seminário de Gestão da Qualidade em Laboratórios de Anemia Infecciosa Eqüina, realizado desde segunda-feira (10), no auditório da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). O evento foi realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com a Iagro.
O seminário reuniu médicos veterinários, que acompanharam a apresentação de temas como as novas regras que estão sendo adotadas pelo Mapa, os prazos de adequação às novas diretrizes, um controle mais rígido nos exames dos animais, alinhamento das ações de transito e identificação de animais, além da avaliação pelas características, como pelagem, idade e sexo.
Está em fase de preparação um manual de qualidade para a implantação de um laboratório, amparado pelo Programa Nacional de Sanidade Eqüídea (PNSE). Foram realizadas ainda palestras sobre as principais doenças dos eqüídeos.
“A Iagro tem procurado se preparar para atender com franqueza à todas as populações animais do Estado. Com isso, ganha-se em qualidade na saúde dos animais, e a economia se fortalece pelo controle da sanidade, que garante valor competitivo no mercado”, comenta Roberto Rachid Bacha, diretor-presidente da Iagro.
O seminário realizado em Campo Grande foi conduzido pelo Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), ligado ao Mapa, e que fica localizado em Pedro Leopoldo (MG).