Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Rural Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008, 18:31 - A | A

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2008, 18h:31 - A | A

Encontro internacional debate produção de açúcar e álcool

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O secretário de Produção e Agroenergia (SPAE), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Manoel Bertone, fará palestra sobre produção de açúcar e álcool, na 8ª Conferência Internacional da Datagro (empresa de consultoria para açúcar e álcool), daqui a pouco, às 15h30, em São Paulo.

Para Bertone, o setor tem grandes perspectivas no mercado interno e internacional. Diversos países estudam a possibilidade de implementar programas de produção e uso de etanol, tendo a cana-de-açúcar como matéria-prima e o Brasil como referência. “Existem também países que não têm condições ou interesse em produzir etanol e vêem no produto brasileiro uma possibilidade de investimento”, lembrou.

Na safra de cana 2007/2008, 11,45% da produção foi processada com a participação de capital internacional. Na opinião do secretário, um claro reflexo do interesse pelo etanol brasileiro é o volume de exportações do produto que deverá aumentar de 3,5 bilhões de litros para 4,5 a 5 bilhões de litros.

A programação, que tem apoio do Mapa e termina na terça-feira (28), prevê debates sobre a situação do mercado, o zoneamento agrícola, preços, cenário mundial, limites da produção do etanol nos Estados Unidos, meio ambiente e sustentabilidade. Cerca de 530 participantes representarão países como EUA, Inglaterra, Austrália, El Salvador, Coréia, Japão, China e países árabes. De acordo com o analista econômico da Datagro, Guilherme Nastari, é significativo o índice de estrangeiros interessados em investir no Brasil.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS