Depois de passar por 11 municípios do Estado, foi a vez da Capital receber o Encontro Estadual Mais Pastagem, na manhã desta quinta-feira (21) no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) com a intenção de alertar os produtores rurais sobre o estado de degradação em que as pastagens se encontra. “A situação no Mato Grosso do Sul não é muito favorável. Mais da metade dos pastos estão degradados. Apesar do produtor ter conhecimento sobre o quanto isso prejudica a ele mesmo, ainda falta informação. No Encontro falamos sobre novas tecnologias e alternativas para a recuperação dessas áreas” – afirma o presidente do Conselho Administrativo do Senar/MS, Ademar Silva Júnior, ao conversar com a reportagem do Capital News .
De acordo com o pesquisador da Embrapa Gado de Corte e palestrante do Encontro, Armindo Kichel, é preciso recuperar até 6% de pastagens ao ano, o que equivale de 700 a 900 mil hectares para manter o controle da fome entre os animais (gado), mas para chegar ao resultado ideal é necessário que antes de qualquer coisa, o produtor faça um novo diagnóstico em sua propriedade. “ Muito antes de pensar em recuperar a área degrada, ele deve ter total conhecimento do que abrange sua propriedade. Qual porte tecnológico sua fazenda possuiu, qual a renda financeira tem no momento, quantas mãos-de-obra ele pode contar e o principal, se sua equipe (peões, capataz) está qualificada para manejar, futuramente, os pastos recuperados”- acrescenta Kichel.

“MS precisa recuperar 6% de pastagens ao ano”, diz especialista
Foto: Divulgação/Sato Comunicação
No decorrer da programação haverá as palestras; “Sistema Agrossilvipastoril”, “Como se tornar um empresário na pecuária de corte”, “Como a pesquisa pode ser uma aliada do produtor rural” e, encerrando a programação do dia “Alternativas de recuperação de pastagem”. O ciclo de palestras Mais Pastagem é uma iniciativa do Senar/MS, Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte e Seprotur.
Após Campo Grande, o Encontro passará pelos municípios de Santa Rita do Pardo, dia 5 de julho e encerra em Paranaíba no dia 16 de agosto.