Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 08 de Maio de 2025


Rural Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008, 14:56 - A | A

Segunda-feira, 11 de Agosto de 2008, 14h:56 - A | A

Embrapa cria grupo sobre tecnologia em MS

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br) - (DA)

A Embrapa Agropecuária Oeste e Transferência de Tecnologia, empresa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, promoveu na sexta-feira (08) o workshop Treino & Visita para técnicos da assistência técnica de Dourados e região. O evento aconteceu na sede da empresa, rodovia BR 163 km 253, e contou com a parceria da Fundação MS e da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados.

De iniciativa do Banco Mundial e desenvolvido no Brasil pela Embrapa Soja do estado do Paraná, o Treino & Visita agora será implantado em Dourados, o primeiro de Mato Grosso do Sul. A idéia é facilitar o acesso dos agricultores às pesquisas desenvolvidas pela Embrapa através do elo com os técnicos da assistência técnica tanto de empresas públicas quanto privadas.

Conforme explicou um dos coordenadores do projeto em Dourados, pesquisador Luis Zago, o objetivo é criar um intercâmbio entre pesquisa, assistência técnica e agricultores. “De forma com que também recebemos demandas e sugestões para garantir melhorias no desenvolvimento das pesquisas. A idéia é fazer com que cada agente seja ouvinte e participante”.

O primeiro grupo formado do Treino & Visita possui cerca de 30 profissionais da assistência técnica da UFGD, cooperativas, Embrapa e Aeagran. O foco dos encontros está na produção de grãos, pecuária, floresta e energia, com reuniões trimestrais que já foram agendadas até o final de 2009.

Em Dourados e região, onde se concentram cerca de 500 engenheiros agrônomos, o acesso às informações das pesquisas desenvolvidas pela Embrapa será facilitado agora pelo Treino & Visita. Para o presidente da Aeagran, Bruno Andrade Tomasini, o grupo é o elo que todos buscavam para a discussão das tecnologias que estão sendo desenvolvidas para o campo. “Será uma forma também do Estado produzir mais”, enfatizou.

Durante o workshop de sexta-feira, os técnicos da assistência técnica também participaram de uma palestra sobre a Transferência de Tecnologia em MS com o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Lamas, e sobre as Doenças da Soja, ministrada pelo pesquisador Alexandre Dinnys Roese. Os profissionais ainda visitaram os campos experimentais de consórcio de milho com forrageiras e forrageiras para a safrinha da Unidade. (MS Notícias)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS