Campo Grande 00:00:00 Domingo, 24 de Agosto de 2025



Rural Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011, 18:08 - A | A

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2011, 18h:08 - A | A

Em 10 anos, famílias de produtores rurais em MS aumentam quatro vezes

Priscilla Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a agricultura familiar representa 84% das propriedades rurais e responde por sete a cada 10 empregos no campo. Mato Grosso do Sul, nos últimos 10 anos, passou de 38 mil para 80 mil famílias de produtores rurais.

Com essa expansão, a agricultura familiar no País saiu dos patamares de subsistência para ser oportunidade de negócio. São as famílias que, em todo o Brasil, que abastecem a maior parte do mercado interno, respondendo por cerca de 40% da produção agrícola nacional.

Um dos incentivos para este crescimento é a garantia de comercialização, com o fornecimento para escolas públicas, de acordo com a Lei 11.947/2009, que determina que no mínimo 30% dos recursos utilizados na compra da merenda escolar sejam destinados à agricultura familiar. Quanto ao fornecimento para bares e restaurantes, segundo a técnica do Sebrae, Roberta Marca, este ano a Abrasel-MS iniciou em Campo Grande uma parceria que já permite a alguns grupos a venda mensal de hortaliças para este setor.

Para ampliar as possibilidades de ganhos regulares, nesta quinta-feira, 15 de setembro, o Sebrae realiza o Encontro de Agroalimentos com produtores rurais de Campo Grande, Sidrolândia, Bandeirantes, Terenos, Jaraguari e Caarapó. São aguardadas para o evento aproximadamente 80 pessoas, incluindo compradores da cadeia do agronegócio de MS e do estado de Tocantins. (Com assessoria)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS