Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 15 de Maio de 2025


Rural Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009, 15:31 - A | A

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009, 15h:31 - A | A

Duas equipes da Missão Européia vêm a MS

Da redação (LM)

Duas equipes técnicas da Missão Européia estarão visitando o Estado a partir desta quarta-feira (21) e auditarão 100% das propriedades aprovadas na lista traces. A primeira equipe formada por dois veterinários europeus farão auditorias na Zona de Alta Vigilância, mais especificamente no município de Caracol na fronteira com o Paraguai.

A segunda equipe, que chegará no dia 27, visitará os municípios de Três Lagoas, Naviraí e Campo Grande, onde auditarão propriedades aprovadas pelos Fiscais Agropecuários da SFA/MS no último dia 23 de dezembro.

No próximo dia 29, a segunda equipe visitará o Frigorífico Bertin de Naviraí (SIF - 3181). Todas as auditorias da Missão Européia no Mato Grosso do Sul serão acompanhadas pelos Fiscais Federais Agropecuários, Orasil Bandini, responsável pelo SISBOV no MS e da Chefe da Divisão Técnica da Superintendência Federal de Agricultura, Juliana Fernandes.

Após a descoberta do foco de aftosa em 2005, Mato Grosso do Sul ficou impedido de exportar para o mercado que melhor remunera a carne bovina brasileira. Retomado o status de área livre de aftosa com vacinação em novembro de 2008 a União Européia voltou a importar.

Essa talvez seja a única ocasião em que durante a estada da Missão Européia no Brasil, serão visitadas e auditadas 100% das propriedades sul-mato-grossenses aprovadas na lista traces, uma vez que o Estado possui até o momento apenas dois Estabelecimentos Rurais Aprovados no SISBOV/MAPA. "Outras seis propriedades poderão ser habilitadas nos próximos dias no Mato Grosso do Sul, totalizando 11.600 animais, aumentando para algo em torno de 30 mil animais em condições de serem exportados", afirmou o Superintendente, Orlando Baez. (Assessoria SFA)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS